CURRÍCULO INTEGRADO NO CHÃO DA ESCOLA

concepções em disputa na sua materialidade

Palavras-chave: Currículo Integrado, Educação Profissional, Ensino Médio Integrado

Resumo

Como forma de perceber a materialidade das concepções relativas à educação profissional, o presente texto objetiva apresentar o resultado de pesquisa realizada com docentes atuantes no Curso Técnico de Nível Médio em Edificações integrado ao Ensino Médio na Escola Técnica Estadual Ferreira Viana pertencente à Rede FAETEC – Fundação de Apoio à Escola Técnica – do Rio de Janeiro. A pesquisa buscou captar a historicidade de um fenômeno – a política de educação profissional baseada na concepção de formação integrada – em seus aspectos conceptuais e empíricos, sendo orientada pelas categorias do método histórico-dialético – historicidade, mediação, contradição – e do objeto – dualidade educacional, concepção da educação, finalidade do conhecimento, organização curricular.

Biografia do Autor

Rosane de Abreu Farias, Fundação de Apoio à Escola Técnica do Governo do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC), Brasil

Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua como Supervisora Educacional da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Marise Nogueira Ramos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

Doutora em Educação (UFF), com pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional (UTAD/Portugal). Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Professora Associada da Faculdade de Educação da UERJ. Docente do quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional em Saúde (EPSJV/Fiocruz) e em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ).

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Publicado
30-06-2019
Como Citar
FARIAS, R.; RAMOS, M. CURRÍCULO INTEGRADO NO CHÃO DA ESCOLA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. p. 21-32, 30 jun. 2019.