A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MST COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DA HEGEMONIA

Palavras-chave: Políticas Públicas, Educação do Campo, Movimentos Sociais

Resumo

O presente artigo é fruto das pesquisas realizadas no Mestrado em Educação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem como objetivo central realizar um breve apanhado histórico das políticas públicas de educação do campo. Compreender sua notoriedade ao longo dos anos, em consonância com os conceitos Gramsciano. Importa ainda, conhecer como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) movimentou-se para conquistar tais políticas públicas, a partir dos anos 1990. Utilizamos, predominantemente, a pesquisa bibliográfica e documental. Concluímos que a educação do campo, como práxis libertadora, é utilizada no processo de compreensão das lutas e demandas educacionais defendida pelo MST. Ela dialoga com os gestos, desejos, valores e a luta pela terra, além de contribuir na construção de uma outra hegemonia que oriente sua base militante.

Biografia do Autor

Ramofly Bicalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutor em educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como Professor Associado II no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc).

Isabella de Mello Leite, Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu/RJ, Brasil

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com Residência Docente no Colégio Pedro II. Atua como Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu, RJ, onde Coordena o Setor de Educação do Campo.

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Publicado
30-12-2019
Como Citar
BICALHO, R.; LEITE, I. A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MST COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DA HEGEMONIA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 7, p. p. 65-78, 30 dez. 2019.