A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO E O HABITUS PROFESSORAL

Reflexões sobre a teoria de Pierre Bourdieu

Palavras-chave: Habitus, Habitus Professoral, Educação do Campo, Pierre Bourdieu

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a teoria de Pierre Bourdieu, compreendendo a noção de habitus e habitus professoral, como ferramenta sociológica da pesquisa. Neste estudo, serão identificados os principais elementos que contribuem para realização de pesquisas que utilizam a teoria sociológica de Bourdieu como referencial metodológico na compreensão da prática pedagógica docente nas escolas do campo. O habitus apresenta-se como estrutura estruturante e estruturadora das práticas, a partir da percepção e apreciação das experiências, numa relação dialética com os agentes, grupos e classes sociais. No contexto das escolas do campo, trata-se do modo de ser e agir do professor por meio de influências advindas da cultura escolar, compreendendo o conjunto de valores, crenças, concepções que orientam a prática dos educadores do campo e que refletem as características da realidade que constituiu sua formação.

Biografia do Autor

Pedro Clei Sanches Macedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), Brasil

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como técnico em assuntos educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP). Integra o Grupo de Estudos sobre Mundo do Trabalho e Educação Profissional (GEMEP/IFAP) e o Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Movimentos Socais e Pedagogia da Alternância (GPECMSPA/UFRRJ).

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Publicado
30-12-2019
Como Citar
MACEDO, P. A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO E O HABITUS PROFESSORAL. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 7, p. p. 143-156, 30 dez. 2019.