NOTÍCIAS SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO EM GOIÁS

O que a imprensa goiana diz ou oculta sobre o fechamento das escolas

Palavras-chave: Imprensa, Escola do Campo, Projeto Político

Resumo

Esse artigo fruto de uma pesquisa de cunho bibliográfico, pretende apresentar como a imprensa goiana tem noticiado sobre o funcionamento das escolas do campo em Goiás, nos anos 2010. Há uma disputa hegemônica sobre como deve funcionar essas escolas, sendo que a imprensa assume um partido e é objetivo desse texto compreender essa origem. Compreendemos que apesar da escola ser um dos instrumentos utilizados pelo campesinato para a transmissão de seus valores e tradições, ela tem sido maculada por um projeto de poder, de dominação econômica e de derrota dessa classe frente aos desmandos do capital. Ela tem sido pensada não a partir das suas especificidades, mas a partir de um projeto de cidade. A imprensa no geral, quando apresenta notícias sobre as escolas, apoia-se nas seguintes categorias de análise: violência, precarização de contratos de professores, transporte escolar. Então é objeto desse texto mapear essas notícias, mostrando o retrato das escolas goianas, a partir da imprensa no Estado.

Biografia do Autor

Amone Inacia Alves, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é Professora Associada da Faculdade de Educação da UFG. É Ex-Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFG (2014-2018). Participa como representante institucional do Comitê Estadual do Campo e da Comissão Estadual da Educação do Campo do Estado de Goiás. Atualmente é Vice-Diretora da FE/UFG.

Publicado
30-12-2019
Como Citar
ALVES, A. NOTÍCIAS SOBRE AS ESCOLAS DO CAMPO EM GOIÁS. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 7, p. p. 99-110, 30 dez. 2019.