VEIAS ABERTAS PARA A PRIVATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Supremacia da lógica empresarial

Palavras-chave: Estado e Políticas Públicas, Reforma do Estado, Gestão Pública, Política Educacional

Resumo

Este artigo resulta de pesquisas que buscam compreender os recentes encaminhamentos de políticas públicas de educação brasileiras, face ao processo da inserção do ethos empresarial na gestão das redes públicas de educação básica, no contexto da reforma da administração pública. Por meio de análise de documentos e de dispositivos legais, o artigo indica a configuração da correlação de forças políticas nos governos do Partido dos Trabalhadores. Aponta a ocorrência do que classifica como “união pessoal” entre governo, organizações da sociedade civil empresarial/acadêmicas e integrantes de movimentos sociais combativos, no período de 2007 a 2015, sob argumento de estar referendado pelos conceitos de Estado Ampliado e de Estado Educador de Gramsci. A análise indica a supremacia da lógica privatista empresarial como principal referência do conjunto das políticas públicas de educação básica implementadas neste período. É neste sentido que o artigo conclui que foram “abertas as veias” para a privatização da educação no país.

Biografia do Autor

Jussara Marques de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Pós-Doutorado em Educação pelo Instituto de Psicologia e Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Atua como professora do Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde integra o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH). É membro do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ) e do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ).

Vânia Cardoso da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Pós-doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, onde integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É Pesquisadora-líder do Coletivo de Estudos Marxismo e Educação (COLEMARX) da UFRJ.

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Publicado
30-12-2019
Como Citar
MACEDO, J.; MOTTA, V. VEIAS ABERTAS PARA A PRIVATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 7, p. p. 171-188, 30 dez. 2019.