EM BUSCA DE UMA “EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL” E A QUESTÃO DO ENSINO FORMAL NO BRASIL

  • Janaynna de Moura Ferraz Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)
  • Deise L. S. Ferraz Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bárbara K. F. Biondini Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Palavras-chave: Educação Escolar, Ensino Formal, Educação Capitalista, Educação Revolucionária

Resumo

O artigo propõe reflexões iniciais acerca da questão ontológica da educação, no contexto da relação entre o capital e a educação a partir da singularidade do caso brasileiro, e a educação enquanto parte de um processo revolucionário. Partimos das discussões de Mészáros e entendemos a educação no sentido da própria formação humana. Compreendemos a escolarização, na sociedade de classes, condicionada pelo capital e, neste sentido, a educação da classe trabalhadora acompanha as demandas do processo de produção. A análise do sistema educacional brasileiro mostra que quanto mais precário o trabalho, menor a escolaridade ou a qualidade da educação adquirida e maior a exploração, entretanto, paradoxalmente, a permanência alongada nos bancos escolares não garante trabalho. Concluímos que a busca por uma educação para além do capital passa pela recusa à escolarização e pela defesa de uma educação transformadora vinculada a transmutação das relações produtivas.

Biografia do Autor

Janaynna de Moura Ferraz, Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), doutoranda em administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa em Administração na Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Atua como Professora Assistente no Centro Multidisciplinar Bom Jesus da Lapa da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). É membro do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa/UFRS), é suplente do conselho fiscal gestão 2016-2018 da Sociedade Brasileira de Estudos Organizacionais (SBEO).

Deise L. S. Ferraz, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), com um período de estágio-doutoral no Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (SOCIUS) do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Atua como Professora Adjunta no Departamento de Ciências Administrativas da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, onde integra o quadro docente do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD/UFMG). É Coordenadora do Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa/UFRS) e membro dos seguintes grupos de pesquisa: SOCIUS (ISEG/UTL), Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais (EPPEO/UFPR) e Trama: Trabalho e Marxismo (TRAMA/UFJF).

Bárbara K. F. Biondini, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutoranda pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (CEPEAD/UFMG). Vinculada aos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos Críticos Trabalho e Marxologia (NEC-TraMa/UFRS), Economia Política do Poder em Estudos Organizacionais (EPPEO/UFPR), Trabalho e Marxismo (TRAMA/UFJF) e ao Laboratório de Estudos sobre Trabalho, Sociabilidade e Saúde (LETSS/UFMG).

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Publicado
01-10-2018
Como Citar
FERRAZ, J.; FERRAZ, D.; BIONDINI, B. EM BUSCA DE UMA “EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO CAPITAL” E A QUESTÃO DO ENSINO FORMAL NO BRASIL. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 05, p. p. 181-204, 1 out. 2018.