TRABALHO, HOMINIZAÇÃO E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL DO HOMEM

Palavras-chave: Trabalho, Hominização, Educação, Vida Material, Sociedade

Resumo

O ensaio traz a discussão do trabalho como processo constante de hominização e o acúmulo de conhecimento realizado no devir histórico do homem por meio da educação, cuja materialidade é a (re)produção da vida material do homem. O ato de comer, beber, vestir-se e morar, uma premissa básica da vida humana, é um ato histórico realizado pelo homem no seu cotidiano, mas dentro das condições materiais de sua existência. O objetivo é mostrar a natureza do trabalho no processo de hominização e a educação que gravita em torno do mesmo, como essência do homem real. Para esse fim, leituras de autores materialistas são fundamentais para a compreensão da existência do homem como ser “natural” do trabalho. Desse modo, observa-se que o fenômeno de hominização é um processo vinculado ao acúmulo de conhecimento realizado pelo homem no seu vir a ser, cujos objetos são construídos historicamente na relação social mediatizada pelo trabalho, o que permite afirmar que o processo de hominização passa pela materialidade do trabalho na produção da vida social do homem.

Biografia do Autor

Vanderlei Amboni, Universidade Estadual do Paraná (UFPR), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como Professor Adjunto do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí. É membro do Grupo de Pesquisa "Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade" (UEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo (GEPEC/UFSCar).

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Publicado
30-06-2019
Como Citar
AMBONI, V. TRABALHO, HOMINIZAÇÃO E EDUCAÇÃO NA PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL DO HOMEM. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. p. 231-248, 30 jun. 2019.