DE “EDUCAÇÃO PARA TODOS” PARA “TODOS PELA EDUCAÇÃO”

diacronias e sincronias da ofensiva do capital na educação

Palavras-chave: Estado e Políticas Públicas, Relações Internacionais, Política Educacional, Ofensiva do Capital

Resumo

O texto tem como objetivo destacar movimentos históricos que ensejaram e sustentaram o ideário político-ideológico e a força social que estimularam, no Brasil, a mudança do slogan “Educação para Todos” para “Todos pela Educação”, ambos utilizados para sumarizar o espírito mobilizador de propostas e medidas em diferentes momentos da política educacional nas décadas recentes. Parte-se do pressuposto de que, neste movimento, as dimensões superestruturais (políticas, culturais e ideológicas) foram produzidas e se manifestaram em relação intrínseca com a dimensão estrutural (relações sociais de produção), de forma que constituíram uma totalidade social característica do bloco histórico atinente aos contextos em questão. Com base em fontes bibliográficas e documentais, são recuperados elementos da gênese da construção dos referidos slogans e indicados seus fundamentos e intencionalidades, compreendidos como expressões de distintos e conexos momentos da ofensiva do capital na educação.

Biografia do Autor

Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado em Educação pela University of Bristol – Graduation School of Education, com financiamento do Programa Estágio Sênior no Exterior - CAPES. Atua como docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (GPTESE/UFAL) e do Grupo Ensino Médio em Pesquisa (EMpesquisa/UFAL).

Sandra Regina Paz da Silva, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAL). É integrante do Grupo de Pesquisa Sociologia do Trabalho, Currículo e Formação Humana (GEPSTUFAL) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação (GP-TESE/UFAL). Integra a Rede Latino Americana sobre Trabalho Docente (REDESTRADO). Atualmente é Pró-reitora de Graduação da UFAL.

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com Pós-Doutorado em Educação. Atua como professora associada do Centro de Educação, onde integra o quadro docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da  (UFAL). É líder do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional (GAE) e Editora da Revista Debates em Educação.

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Publicado
30-06-2019
Como Citar
CÊA, G.; SILVA, S.; SANTOS, I. DE “EDUCAÇÃO PARA TODOS” PARA “TODOS PELA EDUCAÇÃO”. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. p. 181-210, 30 jun. 2019.