DE “EDUCAÇÃO PARA TODOS” PARA “TODOS PELA EDUCAÇÃO”
diacronias e sincronias da ofensiva do capital na educação
Resumo
O texto tem como objetivo destacar movimentos históricos que ensejaram e sustentaram o ideário político-ideológico e a força social que estimularam, no Brasil, a mudança do slogan “Educação para Todos” para “Todos pela Educação”, ambos utilizados para sumarizar o espírito mobilizador de propostas e medidas em diferentes momentos da política educacional nas décadas recentes. Parte-se do pressuposto de que, neste movimento, as dimensões superestruturais (políticas, culturais e ideológicas) foram produzidas e se manifestaram em relação intrínseca com a dimensão estrutural (relações sociais de produção), de forma que constituíram uma totalidade social característica do bloco histórico atinente aos contextos em questão. Com base em fontes bibliográficas e documentais, são recuperados elementos da gênese da construção dos referidos slogans e indicados seus fundamentos e intencionalidades, compreendidos como expressões de distintos e conexos momentos da ofensiva do capital na educação.
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