PRONATEC CAMPO

entre o desenvolvimento da agricultura familiar e a formação de mão de obra para o agronegócio

Palavras-chave: Educação Profissional, Educação do Campo, Agronegócio, Trabalho e Educação

Resumo

O artigo analisa o desenvolvimento do Pronatec Campo, como um “braço” da política Nacional de Educação do Campo e uma modalidade do Pronatec, a partir de pesquisa realizada em um campus de Instituto Federal, situado no Estado do Rio Grande do Sul. As informações levantadas no estudo de caso e nos relatórios de matrículas do programa nos planos nacional e estadual evidenciam que as disputas presentes no desenvolvimento do Pronatec também perpassaram as políticas de qualificação profissional no campo, expressando-se por meio da coexistência da oferta de cursos que visam ao fortalecimento da agricultura familiar e à formação para o agronegócio.

Biografia do Autor

Neila Pedrotti Drabach, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar/RS), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como Pedagoga no Setor de Assessoria Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar/RS). É membro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da USP.

Carmen Sylvia Vidigal Moraes, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-Doutorado pela Université Paris Pantheon-Sorbonne (PARIS 1), França, e título de Livre Docente pela Faculdade de Educação da USP (FEUSP/USP). É Professora Titular da Universidade de São Paulo, onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP/USP.

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Publicado
30-06-2019
Como Citar
DRABACH, N.; MORAES, C. PRONATEC CAMPO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 6, p. p. 49-68, 30 jun. 2019.