EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLAS DO CAMPO E INDÍGENAS
Configurações em microcontextos brasileiros
Resumo
Este texto busca apresentar e problematizar os modos pelos quais os serviços de Educação Especial estão sendo ofertados em escolas do campo e indígenas, em decorrência da política de inclusão de estudantes com deficiência, Transtornos do Espectro Autista e altas habilidades/superdotação. Para tanto, por meio de revisão bibliográfica, são expostos resultados de pesquisas empíricas que evidenciam as nuances, as similaridades, os desdobramentos, os ajustes e as flexibilizações dos serviços de Educação Especial em escolas do campo e indígenas situadas em microcontextos dos seguintes estados brasileiros: Amapá, Mato Grosso do Sul, Pará e São Paulo. Nessa perspectiva, pretende-se elucidar, no contexto da prática, aspectos de gestão da inclusão de alunos considerados Público-Alvo da Educação Especial no âmbito da Educação do Campo e da Educação Escolar Indígena, de modo a sinalizar cenários, possibilidades e desafios de implementação dessa proposta política.
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