PROPOSTA PEDAGÓGICA COMPLEXOS DE ESTUDO

Escola, trabalho, conhecimento e ensino

  • Maristela Soldá Secretaria Municipal de Educação de Cascavel/PR, Brasil
Palavras-chave: Complexos de Estudos, Educação do Campo, Trabalho e Educação, Ensino

Resumo

A Proposta Pedagógica Complexos de Estudo organizada pelas escolas de assentamento e acampamento da Reforma Agrária no Paraná, ébaseada nos Complexos de Estudo dos pensadores russos.Tem como categoria central o Trabalho desenvolvido como princípio educativo, com valor pedagógico, realizado dentro e fora da escola, potencializando a auto-organização dos educandos e reorganizando os tempos escolares,a partir da relação do homem com a realidade que o cerca, baseado no método materialista histórico dialético. As referências principais são: Shulguin, que aponta o vínculo da escola com a vida, a realidade como o local de experimento dos saberes escolares, discute o trabalho como princípio educativo; Pistrak, que descreve as formas de organizar as atividades pedagógicas na escola. Caldart, que destaca as tendências de transformação da escola nas reflexões pedagógicas e o confronto e as contradições da Educação do Campo.

Biografia do Autor

Maristela Soldá, Secretaria Municipal de Educação de Cascavel/PR, Brasil

Doutoranda em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Mestre em Sociedade, Cultura e Fronteira pela mesma instituição. Atua como professora da Rede Municipal de Ensino de Cascavel (PR).

Referências

ANTONIO, ClesioAcilino. Educação do Campo: um movimento popular de base política e pedagógica para a educação no campo no Brasil. Cascavel: EDUNIOESTE, 2013.

BOTTIMORE, Tom. Dicionário do pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 4ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CALDART, Roseli Salete (org.) Caminhos para a transformação da escola: Reflexões desde as práticas da licenciatura em Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: Traços de uma identidade em construção. In: KOLLING, Edgar J. CERIOLI, Paulo R. CALDART, R. S. Educação do Campo: Identidade e Políticas Públicas. Brasília: INCRA/MDA, 2004.

CAMINI, Isabela. Escola Itinerante: na fronteira de uma nova escola. 1ª Ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

DIARIO DE CAMPO. Reflexões da equipe pedagógica da Escola Municipal do Campo Zumbi dos Palmares acerca de como se define o Núcleo Setorial na escola. Cascavel (PR): 2016.

FARIAS. Alcione Nunes, et alli Transformação da forma escolar e a formação de lutadores e construtores de uma nova sociedade. In: SAPELLI. M. L. S., FREITAS. L.C., CALDART. R. S., (Orgs) Caminhos para a Transformação da Escola: organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo: ensaio sobre Complexos de Estudo. 1ª edição – São Paulo: Expressão Popular, 2015.

FREITAS, Luiz Carlos de. A Escola Única do Trabalho. In: CALDART. S. Roseli, (Org.) Caminhos para a transformação da Escola: reflexões desde práticas da licenciatura em Educação do Campo. 1ª Edição – São Paulo: Expressão Popular, 2011.

FREITAS, Luiz Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico. 11ª Ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012.

MST. Plano de Estudos. Cascavel: EDUNIOESTE, 2013.

MST. Caderno de Educação nº11, 2ªedição. Rio Grande do Sul: ITERRA, 2004.

MST. Memória dos encontros realizados para a construção da proposta dos Complexos de Estudo – 2010 a 2015 Curitiba: MST, 2015

PISTRAK, Moisey. Fundamentosda Escola do Trabalho. Tradução: Daniel Aarão Reis Filho. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PISTRAK, M., M. A Escola-Comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Marenich. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

RITTER. Janete, GREIN. Maria Izabel. SOLDA, Maristela. A Questão do Trabalho na Escola Itinerante In: SAPELLI. M. L. S., FREITAS. L.C., CALDART. R. S., (Orgs) Caminhos para a Transformação da Escola: organização do trabalho pedagógico nas escola do campo: ensaio sobre Complexos de Estudo. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

SHULGIN, Viktor NikholaeVich. Rumo ao politecnismo. Tradução AlexeyLazarev e Luiz Carlos de Freitas. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

SOLDA, Maristela. Núcleo Setorial e os aspectos interdisciplinares na proposta pedagógica complexos de estudo. Foz do Iguaçu (PR): 2017, 132 f. Dissertação [Mestrado em Sociedade, Cultura e Fronteira] – Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Publicado
30-06-2018
Como Citar
SOLDÁ, M. PROPOSTA PEDAGÓGICA COMPLEXOS DE ESTUDO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 4, p. p. 47-66, 30 jun. 2018.