EXPECTATIVAS ESCOLARES E EVASÃO DE ALUNOS DA EJA NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA HIDRELÉTRICA BELO MONTE, ALTAMIRA/PA

  • Maria Gorete Rosa Sabino Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil
  • Alcione Sousa de Menezes Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Evasão Escolar, Permanência Escolar, Expectativas Educacionais

Resumo

Este artigo visa analisar as expectativas dos estudantes e o abandono escolar na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Altamira, um dos municípios mais impactados socialmente pela construção da Hidrelétrica Belo Monte, no estado do Pará. Especificamente, buscamos compreender, entre os estudantes que permanecem na EJA, o que buscam nesta modalidade de ensino; quais são as características destes jovens e adultos, os significados que a EJA assume para os mesmos e, ainda, refletimos acerca das práticas docentes na EJA, se as mesmas possibilitam aprendizado significativo aos estudantes que a procuram. Os dados coletados e analisados, segundo a perspectiva da pesquisa qualitativa, demonstram que as transformações socioeconômicas levaram a grande procura pela EJA, devido à oferta de empregos. Por outro lado, o arrefecimento desta oferta, como o fim da obra e com o não cumprimento das condicionantes, provocou impacto negativo na permanência escolar dos estudantes. Apesar disto, entre os estudantes que permanecem, há projeção de expectativas na EJA quanto à melhoria de vida no campo profissional e pessoal e destacam a EJA como espaço-tempo de sociabilidade e aprendizados importantes para a vida.

Biografia do Autor

Maria Gorete Rosa Sabino, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), estudante do Curso de Especialização em Educação, Diversidade e Sociedade da UFPA, Campus de Altamira.

Alcione Sousa de Menezes, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Doutoranda em Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como professora Assistente da UFPA. Tem experiência na área de Educação do Campo, com ênfase em Formação Docente e Planejamento Educacional interdisciplinar, atuando principalmente nos seguintes temas: campesinato, identidade; memória social; Educação Diferenciada/Pedagogia da Alternância, Projeto Político Pedagógico; processos de diferenciação social provocados pela escolarização em povos e comunidades tradicionais, sobretudo, constituindo ruralidades distintas. E-mail:

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USINA HIDRELÉTRICA DE BELO MONTE. Disponível em: http://www.pac.gov.br. Acesso em Setembro 2017.
Publicado
30-06-2018
Como Citar
SABINO, M. G.; MENEZES, A. EXPECTATIVAS ESCOLARES E EVASÃO DE ALUNOS DA EJA NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA HIDRELÉTRICA BELO MONTE, ALTAMIRA/PA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 4, p. p. 67-90, 30 jun. 2018.