EXPECTATIVAS ESCOLARES E EVASÃO DE ALUNOS DA EJA NO CONTEXTO DE IMPLEMENTAÇÃO DA HIDRELÉTRICA BELO MONTE, ALTAMIRA/PA
Resumo
Este artigo visa analisar as expectativas dos estudantes e o abandono escolar na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Altamira, um dos municípios mais impactados socialmente pela construção da Hidrelétrica Belo Monte, no estado do Pará. Especificamente, buscamos compreender, entre os estudantes que permanecem na EJA, o que buscam nesta modalidade de ensino; quais são as características destes jovens e adultos, os significados que a EJA assume para os mesmos e, ainda, refletimos acerca das práticas docentes na EJA, se as mesmas possibilitam aprendizado significativo aos estudantes que a procuram. Os dados coletados e analisados, segundo a perspectiva da pesquisa qualitativa, demonstram que as transformações socioeconômicas levaram a grande procura pela EJA, devido à oferta de empregos. Por outro lado, o arrefecimento desta oferta, como o fim da obra e com o não cumprimento das condicionantes, provocou impacto negativo na permanência escolar dos estudantes. Apesar disto, entre os estudantes que permanecem, há projeção de expectativas na EJA quanto à melhoria de vida no campo profissional e pessoal e destacam a EJA como espaço-tempo de sociabilidade e aprendizados importantes para a vida.
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