TRABALHO E SABERES TRADICIONAIS

Fundamentos e possibilidades na organização de projetos de trabalho

Palavras-chave: Trabalho e Educação, Pedagogia Historicocrítica, Educação de Jovens e Adultos, Qualificação Profissional, Educação do Campo

Resumo

O texto aborda a reorganização do trabalho educativo na perspectiva da pedagogia histórico-crítica, a partir do projeto de ensino-pesquisa-extensão intitulado: Cultura ambiental no território caipira. O projeto possui como objeto de estudo a história e os saberes tradicionais das mulheres do território caipira. Os resultados do projeto, apresentados neste artigo, são a produção e sistematização de metodologias inovadoras de educação de jovens e adultos (EJA) na educação do campo, bem como a elevação de escolaridade de jovens e adultos associada à qualificação social e profissional, possibilitando novas aprendizagens na região noroeste paulista.

Biografia do Autor

Fábio Fernandes Villela, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como professor do Departamento de Educação do Instituto de Biologia, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus São José do Rio Preto (SP), compõe o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica da Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GEPEJA - UNESP).

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Publicado
30-06-2018
Como Citar
VILLELA, F. TRABALHO E SABERES TRADICIONAIS. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 4, p. p. 91-106, 30 jun. 2018.