O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO FAMILIAR

  • Edfranklin Moreira da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil http://orcid.org/0000-0002-3832-1921
  • Maria Madalena Freire Corbin Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil
  • Hellen do Socorro de Araújo Silva Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil http://orcid.org/0000-0002-5443-2373
  • Silvaneide Santos de Queiroz Côrte Brilho Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil
Palavras-chave: Formação de Professores, Educação do Campo, Povos Quilombolas, Campesinato, Amazônia Tocantina

Resumo

Estudar a organização do trabalho em sistemas de produção familiares (SPF) pode ajudar a compreender as lógicas de reprodução social dos camponeses e assim pensar outras epistemologias que orientem a atuação no ensino, na pesquisa e na extensão. Objetivou-se neste artigo refletir a categoria trabalho como um princípio educativo na Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus do Tocantins/Cametá. A pesquisa foi realizada junto à comunidade quilombola de Tomásia, no município de Cametá, Pará. Foram realizadas cinco oficinas formativas e um diagnóstico dos SPF, com aplicação de questionários a 19 famílias da localidade. Os SPF são diversificados, principalmente, no que se refere as culturas que são para segurança alimentar das famílias. O cultivo da mandioca é a principal atividade que gera renda. Compreendeu-se que a produção é central para a reprodução das famílias, assim ao mesmo tempo em que orientamos as famílias para se reconhecerem enquanto sujeitos de direitos, também realizamos formações sobre a política nacional de alimentação escola (PNAE) e sobre a gestão coletiva de feiras, a fim de ter uma produção para a casa, para a escola e para as feiras.

Biografia do Autor

Edfranklin Moreira da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Mestre em Agriculturas Familiares pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e Bacharel em Engenharia Agronômica pela UFPA. Atua como docente da Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO) da UFPA, Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

Maria Madalena Freire Corbin, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (UFPA); Especialista em Gestão Urbana e Desenvolvimento Local pela UFPA e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPA. É diretor da Faculdade de Educação do Campo (FECAMPO) da UFPA, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, onde atua como professor assistente e integra o Grupo de Pesquisas "Desenvolvimento rural, trabalho e gestão territorial na Amazônia Oriental/UFPA", na linha de pesquisa “Desenvolvimento e Governança territorial”. Também é Vice-Coordenadora do Programa Mercado Institucional de Alimentos.

Hellen do Socorro de Araújo Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É vice-diretora da Faculdade de Educação do Campo da UFPA, Campus Universitário do Tocantins/Cametá, onde atua como docente e pesquisadora do Observatório da Educação Superior do Campo (OBEDUC), desenvolve pesquisas sobre Formação de professores do campo, práticas pedagógicas e estágio supervisionado. É coordenadora pedagógica do Programa Escola da Terra.

Silvaneide Santos de Queiroz Côrte Brilho, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Doutora em Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestre em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará; Especialista em Gestão Ambiental pela UFPA; Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPA. Atua como professora e pesquisadora na área de Planejamento e Desenvolvimento Rural Sustentável e Agroecologia na Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins/Cametá.

Referências

AFONSO, Ana Isabel. Grupo doméstico e mudança social: abordagens quantitativas e qualitativas. Etnográfica, Lisboa, v. 4, n. 1, p. 153-182, 2000.

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Licenciatura em Educação do Campo: histórico e projeto político-pedagógico. In: ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Aracy Alves (Org.). Educação do Campo: Desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

ASSUNÇÃO, L. M. de; FERREIRA, R. V. A rede familiar como empreendimento coletivo na estratégia de sobrevivência de uma migrante: um estudo de caso. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 15. Caxambu, 2006, Anais [...], 2006.

BOFF, Leonardo. A nova consciência. Feminino e Masculino: uma nova consciência para o encontro das diferenças. Rio de Janeiro. Record. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Diário Oficial da União, 25 de abril de 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto Nº 7.352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária- PRONERA. Diário Oficial da União, Brasília, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. SESU/SETEC/SECADI. Edital Nº 02, de 31 de agosto de 2012. Chamada Pública para seleção de Instituições Federais de Educação Superior – IFES e de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, para criação de cursos de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade presencial. Brasília, 2012.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009.

CHAYANOV, Alexander. La Organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1974.

DANTAS, Conceição. Autonomia econômica de las mujeres rurales em los territorios de la cidadania. Las mujeres em la construcion de la economia solidária y agroecología. Textos para la acción feminista. SOF. SempreViva Organização Feminista. 2015.

DIEGUES, Carlos; MOREIRA, André. Repensando e recriando as formas de apropriação comum do recursos naturais. In: ______. Espaços e recursos naturais de uso comum. São Paulo: NUPAUB-USP, 2001. p. 97-124

DUFUMIER, Marc. Projetos de desenvolvimento agrícola: manual para especialistas. Tradução Vitor de Athayde Couto. 2 ed. Salvador: EDUFBA, 2010.

ELLIS, Frank. Rural livelihoods and diversity in developing countries. Oxford: Oxford University Press, 2000.

FREIRE, Maria Madalena; BARBOSA, Maria José. Organização familiar e estratégias de melhoria de renda em Guajará Mirí. In: BARBOSA, Maria José; FARID, Eid; SOUZA, Armando Lírio; ESPÍNOLA, Bárbara Santos Macêdo; CARVALHO, Karime Ferreira (Orgs.). Universidade, comunidade e associativismo: experiências de extensão, pesquisa e ensino na ITCPES da UFPA. 1ed.Belém/PA: ICSA, 2012, v. 1, p. 271-309.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria. Trabalho como princípio educativo. CALDART, Roseli Salete, PEREIRA, Isabel Brasil, ALENTEJANO, Paulo FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012.

GARCIA JR., Afrânio. Terra de trabalho: trabalho familiar de pequenos produtores. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GASPARI, Luciane Cristina; KHATOUNIAN, Carlos Armênio. Características das famílias, estrutura da produção e estratégias de comercialização em um assentamento de Reforma Agrária. RESR, Piracicaba, v. 54, n. 2, p. 243-260, 2016.

GAZOLLA, Márcio; SCHNEIDER, Sérgio. A produção da autonomia: os “papéis” do autoconsumo na reprodução social dos agricultores familiares. Estudos Sociedade e Agricultura, v. 15, n. 1, p. 89-122, 2007.

GRAMSCI, Antônio. Os Intelectuais e a Organização da cultura. 7.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.

HEREDIA, Beatriz. Morada da vida: trabalho familiar de pequenos produtores do Nordeste do Brasil. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1979.

HORA, Karla. BUTO, Andréa. Políticas públicas para mulheres rurais no contexto dos Territórios da Cidadania. 2014. Andréa Butto, Nalu Faria, Karla Hora, Conceição Dantas, Miriam Nobre, orgs. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2014. 132 p.

KATO, Maria Socorro; KATO, Osvaldo. Preparo da área sem queima, uma alternativa para a agricultura de derruba e queima da Amazônia Oriental: Aspectos agroecológicos. In: SEMINÁRIO SOBRE MANEJO DA VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA PARA A SUSTENTABILIDADE DA AGRICULTURA FAMILIAR DA AMAZÔNIA ORIENTAL, Belém. Anais, Embrapa Amazônia Oriental/CNPq. p.35-36.2000.

LINHARES, Anny; SANTOS, Clarissa. “A casa de farinha é minha morada”: transformações e permanências na produção de farinha de uma comunidade rural na Região do Baixo Tocantins-PA. Revista Agricultura Familiar, n. 10, p. 53-66, 2014.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MOLINA, Mônica; SANTOS, Clarice; MICHELOTTI, Fernando; SOUSA, Romier. (Orgs). Práticas contra-hegemônicas na formação dos profissionais das Ciências Agrárias: reflexões sobre agroecologia e educação do campo nos cursos do Pronera. Brasília: MDA, 2014.

MOTA, Dalva. Família e grupo domésticos na Amazônia Paraense. Cadernos de Ciência e Tecnologia, Brasília, v. 31, n. 2, p. 289-314, 2014.

NOBRE, Miriam. HORA, Karla. Atlas de las mujeres rurales de America Latina y el caribe: "Al tiempo de la vida y los hechos". Organización de las Naciones Unidas la Agricultura. 2017.

NOBRE, Miriam; SILIPRANDI, Emma; QUINTELA, Sandra; MENASCHE, Renata; (Orgs.): Gênero e Agricultura Familiar. SOF. SempreViva Organização Feminista, São Paulo, 1998. MDA/SPM/2014. Disponivel em: http://www.mulher.df.gov.br/secretaria-adjunta-de-politicas-para-as-mulheres/acesso 20/02/2018.

OLIVEIRA, Nara Lina; JACQ, Clara; DOLCI, Maurício; DELAHAYE, Florian. Desenvolvimento Sustentável e Sistemas Agroflorestais na Amazônia mato-grossense. Confins, Paris, n. 10, 2010.

POMPEU, Gisele; KATO, Osvaldo; ALMEIDA, Ruth. Percepção de agricultores familiares e empresariais de Tomé-Açu, Pará, Brasil sobre os Sistemas de Agrofloresta. Sustentabilidade em Debate, Brasília, v. 8, n.3, p. 152-166, 2017

POMPEU, Gisele; ROSA, Leonilde; SANTOS, Mônica; MODESTO, Rozi; VIEIRA, Thiago. Adoption of Agroforestry Systems by Smallholders in Brazilian Amazon. Tropical And Subtropical Agroecosystems, Yucátan, v.5, n. 1, p.165-172, 2012.

ROSA, Leonilde. Limites e oportunidades para a adoção de sistemas agroflorestais pelos agricultores familiares da microrregião Bragantina, PA. In: PORRO Roberto (Org.). Alternativa agroflorestal na Amazônia em transformação. Brasília, EMBRAPA/ Icraf. p.645-670. 2009.

SANTOS, Roberto. História econômica da Amazônia: 1800-1920. São Paulo: T. A. Queiroz, 1980.

SCHNEIDER, Sérgio. Teoria social, agricultura familiar e pluriatividade. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 18, n. 51, p. 99-121, 2003.

SILVA, Luís Mauro; SOUSA, Romier; ASSIS, William. A educação superior e a perspectiva agroecológica: avanços e limites dos Núcleos de Agroecologia das IES no Brasil. Redes, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 250-274, 2017.

SOUSA, Romier. Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 140, p. 631-648, 2017.

VIEIRA, Thiago; ROSA, Leonilde; VASCONCELOS, Paulo; SANTOS, Mônica; MODESTO, Rozi. Adoção de sistemas agroflorestais na agricultura familiar, em Igarapé-Açu, Pará, Brasil. Revista Ciências Agrárias, Belém, v.47, n. 1, p.9-22, 2007.

WOORTMANN, Ellen; WOORTMANN, Klaas. O trabalho da terra: a lógica e a simbólica da lavoura camponesa. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1997.
Publicado
30-06-2018
Como Citar
SILVA, E.; CORBIN, M. M.; SILVA, H.; BRILHO, S. O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO FAMILIAR. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 4, p. p. 125-150, 30 jun. 2018.