A PRÁXIS POLÍTICA COMO ATIVIDADE FORMATIVA DOS TRABALHADORES DA PESCA DA COLÔNIA Z-16 DE CAMETÁ-PA

Palavras-chave: Produção Formação, Práxis Política, Classes Sociais

Resumo

O presente artigo é parte de resultado de pesquisa do doutorado da linha Políticas Públicas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Pautou-se no materialismo histórico dialético, tendo uma abordagem qualitativa, com ênfase en estudo de caso. Coletaram-se os dados por meio das entrevistas semiestruturadas e análise documental. O tratamento dos dados seguiu as orientações da análise de conteúdo. A práxis política dos pescadores da Z-16 é construída a partir da organização socioeconômico, político e formativo ao longo do processo histórico, materializada no cotidiano das relações interna e externa da entidade. São ações que possibilitam os pescadores garantirem suas subsistências, ao mesmo tempo em que se contrapõem à lógica da classe dominante.

Biografia do Autor

Egídio Martins, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como docente do Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE), é Coordenador do Projeto “Trabalho e Educação: práxis educativa e saberes dos jovens estudantes a partir do programa Ensino Médio Inovador” (PROEMI) em uma escola pública de Cametá.

Adenil Alves Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como Professor Colaborador do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA.

Valdiléia Carvalho da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como professora colabora do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) na UFPA. É Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA).

Referências

BOTTOMORE, Tom (org.). Dicionário do Pensamento Marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o Trabalho com Documentos de Política Educacional. In: ARAUJO, Ronaldo e RODRIGUES, Doriedson (Orgs.). A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais. Campinas: Alínea. 2012.

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 9ª. –São Paulo, Cortez, 1995.

GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. 4º ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1988.

GRAMSCI, Antonio. Introdução à filosofia da práxis. 29ª ed. Lisboa: Antídoto, 1978.

GRAMSCI, Antonio. O leitor de Gramsci: escritos escolhidos. Carlos Nelson Coutinho (Org). -Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Educação. 8º ed. São Paulo: Cortez, 2012.

GUTIÉRREZ, Francisco. Educação como práxis política. Tradução de Antonio Negrino. São Paulo: Summus, 1988.

HARNECHER, Marta. Os conceitos elementares do materialismo histórico. 2º ed. São Paulo. Global editora, 1983.

KONDER, Leandro. O futuro da filosofia das práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro, 1992.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2ª ed.- São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. Manuscritos Económico-Filosóficos. 5ª ed. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, Karl. Crítica do Programa de Gotha. Seleção, tradução e notas Rubens Enderle. - São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Lutas de Classes na Rússia. LÖWY, Michael (Org). Tradução Nélio Schneider. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. e ENGELS F. A Ideologia Alemã. 1º ed. São Paulo: Expressão popular, 2009.

MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. Tradução de William Laços. Campinas São Paulo: Editora Alínea, 2013.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.

RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Saberes sociais e luta de classe: um estudo a partir da Colônia de Pescadores Artesanais Z-16-Cametá/Pará. 2012. 337f. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED)-Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

SMITH, Adam. Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações. Tradução de Luiz João Baraúna. - 3.ed. São Paulo: Nova Cultura, 1988.

THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1985.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa, 1: a árvore da liberdade. Tradução de Denise Bottmann. 6º ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa, 2: a maldição de Adão. Tradução de Renato Busatto Neto e Claudia Rocha de Almeida. 2º ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. 2ª ed.- Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociais-Clacso: São Paulo: Expressão Popular, 2011.
Publicado
30-06-2018
Como Citar
MARTINS, E.; RODRIGUES, A.; SILVA, V. A PRÁXIS POLÍTICA COMO ATIVIDADE FORMATIVA DOS TRABALHADORES DA PESCA DA COLÔNIA Z-16 DE CAMETÁ-PA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 4, p. p. 171-188, 30 jun. 2018.