O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO

um estudo de caso nos agroecossistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal)

  • Romier Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Brasil
  • Raquel Costa Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil
  • Hemelyn Chagas Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia do IFPA, Brasil
  • Renilton Freitas Cruz Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil http://orcid.org/0000-0002-8922-8612
Palavras-chave: Trabalho e Educação, Práxis Pedagógica, Educação Agroflorestal, Agroecossistema

Resumo

O presente estudo reflete sobre a inserção do trabalho como princípio educativo no processo de formação agroflorestal no Campus Castanhal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Castanhal). As experiências ocorreram nas Unidades Pedagógicas de Experimentação Agroecológica (UPEA) através de espaços teórico/práticos envolvendo professores, educandos de diferentes cursos e níveis de ensino e agricultores. Essas experiências demonstraram que a modificação da lógica de pensar o trabalho, não como um “adestramento” em relação à técnica, mas como princípio educativo, é fundamental na ressignificação da formação dos profissionais das ciências agrárias. É importante para a formação de sujeitos com capacidade reflexiva, crítica e dimensional da realidade dos agroecossistemas. Verificou-se que o trabalho como princípio educativo na educação agroflorestal se constitui numa práxis pedagógica que precisa ser discutida e ampliada nas instituições de ciências agrárias.

Biografia do Autor

Romier Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Brasil

Doutor em Estudos Sobre Meio Ambiente pela Universidad Pablo de Olavide, Espanha. Atua como docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Castanhal (IFPA/Castanhal), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão dos Empreendimentos Agroalimentares e no Curso de Graduação em Agronomia. É presidente da Associação Brasileira de Agroecologia.

Raquel Costa, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Bacharel em Agronomia, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas da Universidade Federal do Pará.

Hemelyn Chagas, Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia do IFPA, Brasil

Bacharel em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Atua como voluntária do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia do IFPA. Possui experiência na área de laboratório de sementes, viveiro de mudas, sistemas agroflorestais, manejo florestal comunitário e empresarial, manejo florestal de impacto reduzido, extensão rural e inventário florístico.

Renilton Freitas Cruz, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Doutor em Ciência da Educação pela Universidade do Minho, Portugal, com estágio de pós-doutoramento pela mesma instituição. Atua professor Adjunto da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Castanhal. É Coordenador do Sub-Projeto PIBID/Pedagogia, é membro do Fórum Paraense de Educação do Campo e integra a Coordenação do Fórum Nacional de Educação do Campo.

Referências

ALTIERE, M. A. Agroecologia: as bases científicas para uma agricultura sustentável. 3ª ed. rev ampl. – São Paulo, Rio de Janeiro: Expressão Popular, ASPTA 2012.

ANDRADE, Márcia Regina; PIERRO, Maria Clara Di. A Construção de Uma Política de Educação na Reforma Agrária. In: ANDRADE, Márcia Regina. A Educação na Reforma Agrária em Perspectiva. São Paulo: Ação Educativa; Brasília: PRONERA, 2004.

COELHO, R., SOUSA, R., SILVA, F., AZEVEDO, H. Núcleo de Estudos em Agroecologia: a construção de uma (re) ação na Amazônia paraense. In.: SOUSA, R., CRUZ, R. (Org.). Educação do campo, formação profissional e agroecologia na Amazônia: saberes e práticas pedagógicas. Belém: IFPA, 2015. p. 225 – 238.

CRUZ, Renilton. A caminho da Roça: um olhar sobre a educação no meio rural em Igarapé-Açu. Belém: 2005. Dissertação [Curso de Mestrado] – Programa de Pòs-Graduação em Serviço Social, Universidade Federal do Pará.

ENGELS, F. Sobre o papel do trabalho na transformação do macaco em homem. In: ANTUNES, Ricardo (Org) A dialética do trabalho: escritos de Marx e Engels. São Paulo: Expressão Popular, 2004.

FAVACHO, F. Desafios Pedagógicos da Integração Disciplinar na Cultura de Ovinos e Caprinos no IFPA – Campus Castanhal. 2010. 150 f. Dissertação [Mestrado em Educação]. Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

FERREIRA C., SOUSA, R. a trajetória da educação do campo no instituto federal do pará - campus castanhal: a verticalização do processo de ensino como prática pedagógica. In.: SOUSA. R., CRUZ, R. (Org.). Educação do campo, formação profissional e agroecologia na Amazônia: saberes e práticas pedagógicas. Belém: IFPA, 2015. p. 29 – 62.

FRIGOTTO, G. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores – Excertos. 2005.

FRIGOTTO, G. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez,1999.

GONÇALVES, Leandro Daneluz & FABRINI, João Edmilson. A compreensão de campesinato pelo trabalho o caso dos assentados de ramilândia/Brasil. In: ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA, 12º, Montevideo, abril, 2009. Anais... Montevidel, Uruguai, 2009. Disponível em: http://egal2009.easyplanners.info/area06/6075_Daneluz_Goncalves_Leandro.pdf Consultado em: 13 de julho de 2009.

KOLLING, Edgar Jorge; Ir. Nery; MOLINA, Monica. Por Uma Educação Básica no Campo. Vol. 1, Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 1999.

KUENZER, Acácia. A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 – Especial, p. 877-910, Outubro, 2006.

MACÁRIO, Epitácio. Determinações Ontológicas da Educação: Uma Leitura à Luz da Categoria Trabalho. 2001. Disponível em: http://www.anped.org.br/24/T0956971638795.DOC. Consultado em: 22 de Abril de 2006.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos: e outros textos escolhidos. /trad. José Carlos Bruni. In: Os pensadores (coleção). São Paulo: Abril Cultural, 1974.

MARX, Karl. O capital. Crítica da economia política. Livro primeiro, Volume I, 8a. Ed. Tradução de Reginaldo Sant’Ana. São Paulo: Difel, 1982.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração, São Paulo, V.1, nº 3, 2ª SEM./1996.

NORGAARD, R. B. A base epistemológica da agroecologia. In: ALTIERE, M. A. Agroecologia: a base cientifica da agricultura alternativa. Rio de Janeiro, FASE/PTA, p. 43-48, 1989.

PETERSEN, P.; Dal Soglio, F. K; Caporal, F. R. A construção da ciência a serviço do campesinato. In: PETERSEN, Paulo (org.). Agricultura Familiar camponesa na construção do futuro. Rio de Janeiro: ASPTA, 2009.

PRIMAVESI, A. M. Agroecologia e manejo do solo. In: Manejo sadio do solo. Revista Agriculturas: experiências em agroecologia. ASPTA, 2008.

QUEIROZ, D.T., VALL, J., SOUZA, A. M. A., VIEIRA, N.F.C. Observação Participante na Pesquisa Qualitativa: Conceitos e aplicações na área da saúde. Rio de Janeiro, 2007. p. 276.

ROLLO, P. de S.P.; REIS, C.M. dos; CASTRO, M.E. B. de; SANTOS, M. de F. S. dos; FAVACHO, F. Contribuições da pesquisa como princípio educativo para o desenho de agroecossistemas resilientes: reflexões a partir de uma experiência educativa agroecológica na Amazônia Paraense. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, VIII, Porto Alegre/RS – Cadernos de Agroecologia. v. 8, n. 2, Nov 2013.

SANTOS, B. S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, 63, Outubro de 2002. P. 237-280.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12 n. 34 Janeiro/Abril, 2007.

SOUSA, R. P.; MARTINS, S. R. Construção do conhecimento Agroecológico: desafios para a resistência científico-acadêmica no Brasil. 2012. (PRELO).

SOUSA, Romier da P. Rompiendo las cercas: Formación profesional y Agroecología - una mirada critica de una experiencia en la Amazonía Brasileña. Baeza: UNIA/UCO/UPO, 2011. (Trabajo fin de Maestría).

SOUSA, R., MARTINS. Construção do conhecimento agroecológico: desafios para a resistência científico-acadêmica no Brasil. In.: GOMES. J., ASSIS, W. (Org.). Agroecologia Princípios e reflexões conceituais. Brasília, DF: Embrapa, 2013. p. 73 – 108.
Publicado
30-06-2018
Como Citar
SOUSA, R.; COSTA, R.; CHAGAS, H.; CRUZ, R. O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 4, p. p. 189-206, 30 jun. 2018.