PROCESSOS EDUCATIVOS E DE SOCIABILIDADE NA PRÁTICA PRODUTIVA DE FAZER FARINHA

  • Cirlene do Socorro Silva da Silva Secretaria de Estado de Educação Pará (SEEDUC/PA), Brasil http://orcid.org/0000-0003-3233-6425
  • Maria das Graças Silva Universidade do Estado do Pará (UEPA), Brasil
Palavras-chave: Trabalho e Educação, Sociabilidade, Processos educativos, Saber prático, Produção de farinha

Resumo

O artigo resulta de uma pesquisa cujo objeto de estudo consiste nos saberes e processos educativos inscritos nas práticas de produção de farinha e nas relações de trabalho e de convivência presentes nos espaços das casas de farinha, em uma comunidade localizada no município de Mãe do Rio, no estado do Pará, Brasil. Caracterizada metodologicamente como uma abordagem qualitativa, foram utilizados procedimentos da etnografia, como: entrevista semiestruturada, observação participante, conversas cotidianas, fotoetnografia. A produção de dados permitiu identificar que as práticas do “fazer farinha” informam e materializam saberes que são socializados nas relações de trabalho de convivências familiares, de cooperação e ajuda mútua. Os resultados indicam que as tradições e aprendizagem têm sofrido modificações a partir da inserção de artefatos culturais e tecnologias que demandam outras formas de fazer, mas que influenciam no fortalecimento do diálogo de saberes entre as famílias produtoras.

Biografia do Autor

Cirlene do Socorro Silva da Silva, Secretaria de Estado de Educação Pará (SEEDUC/PA), Brasil

[1] Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará. Atua como professora de Rede Estadual de Ensino do Pará (SEDUC/PA), integra o Grupo de pesquisa Educação e meio Ambiente (GRUPEMA).

Maria das Graças Silva, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Brasil

Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ), com estágio de Pós-Doutoramento pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS/UL-PT). Atua como professora adjunta IV do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Meio Ambiente (GRUPEMA) e atua como pesquisadora vinculada à Rede Lusofono de Educação Ambiental.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. et alli. Por uma educação do campo. 3 ed. Petrópolis. RJ, Vozes, 2008.

BERGER, Peter L., LUCKMANN, Thomas. Os fundamentos do conhecimento na vida cotidiana. In:______. A construção social da realidade: Tratado da sociologia do conhecimento. 23 ed. . Petrópolis, Ed. Vozes, 1985. 35-53.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo. Brasiliense, 49. Ed. 2007.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação como Cultura. Campinas - São Paulo: Mercado da Letras, 2002.

CASTORIADIS, Cornelius. A Criação Histórica. Trad. Dênis L. Rosenfield. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1992. p.83-107.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 15 ed. Petrópolis RJ, Vozes, 2008.

COTA, Maria Célia. De professores a carpinteiros: encontros e desencontros entre teoria e prática na construção da prática profissional. Rev. Educação e Filosofia. V. 14. Nº 27/28, p. 203-222, Dezembro de 2002.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49 ed. São Paulo. Cortez. 2008.

FREIRE, Paulo.Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2008a.

FREIRE, Paulo.Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro. Paz e Terra. São Paulo. 2010.

GADOTTI, Moacir; GUTIEEREZ, Francisco (org). Educação comunitária e economia popular. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

LEFEBVRE, Henri. A vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática. 1991.

MARTINS, José de Souza. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e história na modernidade anômala. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7 ed. São Paulo: Hucitec; Rio de janeiro: Abrasco, 2000.

MOREIRA, José Roberto. Cultura política e o mundo rural na contemporaneidade. Estudos Sociedade e Agricultura. Rio de Janeiro. RJ. abril de 2003, nº 20, p. 112-142.

MOREIRA, José Roberto. Terra poder e território.1 ed. Expressão Popular. São Paulo. 2007.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 6 ed. Campinas: Pontes, 2005.

SILVA, Cirlene do Socorro Silva da. Casas de farinha: espaço de (con)vivências, saberes e práticas educativas. Belém: 2011, 179 f. Dissertação [Curso de Mestrado] – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará.

SILVA, M G. da. Saberes culturais e suas repercussões no uso dos recursos naturais. Revista Científica Galego-Lusósofa de Educação Ambiental – AmbientalMente Sustentable. Coruña/Galicia, vol.2, n.20, p.1781-98, 2015.
Publicado
30-06-2018
Como Citar
SILVA, C.; SILVA, M. DAS G. PROCESSOS EDUCATIVOS E DE SOCIABILIDADE NA PRÁTICA PRODUTIVA DE FAZER FARINHA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 4, p. p. 207-234, 30 jun. 2018.