A LUTA PELA LEITURA DA PALAVRA

Trabalho e educação nas trajetórias de mulheres do campo

  • Evely Cristine Pereira de Aquino Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil
  • José Eustáquio de Brito Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil http://orcid.org/0000-0001-9605-9338
  • Vânia Aparecida Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil
Palavras-chave: Trabalho e Educação, Mulheres, Movimentos Sociais, Educação do Campo

Resumo

Este artigo discute trajetórias de mulheres tendo por eixo suas formas de inserção nos projetos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvidos no interior do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). A pesquisa foi realizada no assentamento Dois de Julho, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST), localizado nos municípios de Betim e Esmeraldas, Minas Gerais. Destaca-se das trajetórias das mulheres a relação que estabelecem com os estudos, com o trabalho e com a organização do assentamento. Foram realizadas entrevistas temáticas na perspectiva teórico-metodológica da história oral, com destaque para o conceito de memória coletiva. Conclui-se que o aprendizado da leitura e da escrita a partir da participação na EJA tem possibilitado a ampliação da participação das mulheres em espaços de poder.

Biografia do Autor

Evely Cristine Pereira de Aquino, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UFMG). Atua como professora na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SEMEd/BH) e na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/CBH/UEMG).

José Eustáquio de Brito, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio de doutoramento (Doutorado Sanduíche) no Institute d'Ergologie de l'Université de Provence, em Aix-en-Provence, França. É membro do quadro docente permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em "Educação e Formação Humana" da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Integra o quadro de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Relações Étnico-Raciais (NEPER/FaE/UEMG). Integra o quadro de associados da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Eleito para ocupar o cargo de vice-reitor da Universidade do Estado de Minas Gerais para a gestão 2014-2018. É Coordenador do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEMG. Integra o quadro dirigente da Associação Profissionalizante do Menor (ASSPROM), onde exerce o cargo de vice-presidente da entidade.

Vânia Aparecida Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio (sanduíche) no Departamento de Investigaciones Educativas do CINVESTAV, México. Atualmente é professora do Departamento de Práticas Educacionais e Currículos do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio grande do Norte (DPEC/CE/UFRN).

Publicado
30-06-2018
Como Citar
AQUINO, E.; BRITO, J.; COSTA, V. A LUTA PELA LEITURA DA PALAVRA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 4, p. p. 291-312, 30 jun. 2018.