ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavras-chave: Estado, Política Educacional, Educação do Campo, Movimento Social, Trabalhadores Sem Terra

Resumo

O artigo apresenta análise e conclusões de estudo que teve por objetivo compreender como a política de educação do campo vem sendo pesquisada e analisada, assim como demostrar as contradições presentes nas pesquisas realizadas entre 1996 e 2014 sobre o tema. Embasados no referencial marxista, procuramos alcançar nosso objetivo por meio da revisão de literatura e da análise de artigos e trabalhos publicados no período e selecionados segundo 15 distintos descritores combinados que permitissem identificar a relação com a temática de nosso estudo. Após análise e sistematização do material selecionado, concluímos que os estudos podem ser classificados em três tendências: uma que defende ser necessário considerar estritamente a realidade, a diversidade e a cultura dos povos do campo nas discussões sobre a política de educação do campo; outra em que defende a Política de Educação do Campo como um direito subjetivo; e, por fim, outra que discute a Política de Educação do Campo como demanda da classe trabalhadora que se desenvolve na luta de classes na atualidade.

Biografia do Autor

Fabiana Fátima Cherobin, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutoranda em educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC. Atualmente participa do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT).

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Publicado
30-06-2018
Como Citar
CHEROBIN, F. ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 3, n. 4, p. p. 313-330, 30 jun. 2018.