EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA

Análise a partir dos Movimentos Sociais

Palavras-chave: Educação Popular, Educação do Campo, Amazonia, Movimentos sociais

Resumo

O artigo reflete sobre a Educação Popular e a Educação do Campo, focando a Amazônia e as lutas dos movimentos sociais no atual cenário de retrocesso democrático no Brasil. Buscamos compreender o que as lutas dos movimentos sociais da Amazônia têm a contribuir para alagar a reflexão teórica e a ação política da Educação Popular e da Educação do Campo no Brasil e na Amazônia? Realizamos estudo bibliográfico e documental e pesquisa de campo junto ao Movimento da Educação do Campo na Amazônia Paraense. Os resultados evidenciam que o governo Bolsonaro tem colocado a Amazônia brasileira na rota mais intensa do capitalismo dependente e neoextrativista, reproduzindo o par histórico modernização-colonização; todavia, os movimentos sociais de povos tradicionais e camponeses resistem em defesa de outros marcos civilizatórios. No caso em estudo, emergem ações de combate ao fechamento de escolas no campo e tensões com relação às formas de oferta do Ensino Médio nos territórios rurais.

Biografia do Autor

Salomão A. M. Hage, Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SO). É pesquisador bolsista produtividade do CNPq. Atua como professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, onde compõe o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia; Integra a Coordenação do Fórum Paraense de Educação do Campo; Coordena a Escola de Conselhos Pará: Núcleo de Formação Continuada de Conselheiros Tutelares e de Direitos da Amazônia Paraense.

Sérgio Roberto Moraes Corrêa, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atua como professor do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), instituição em que é vinculado ao quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UEPA), do qual é Coordenador da Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Pensamento Social e Educacional das Margens Amazônicas (GEPPSEMA); é pesquisador do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (NEP/UEPA); é Pesquisador-colaborador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/UFPA); é pesquisador-colaborador do Grupo de Pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGCS/UFCG). Integra a Rede Nacional e Internacional de Pesquisa Mover, e a Rede de Pesquisa em Pedagogias Decoloniais na Amazônia.

Referências

ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. O campo brasileiro em disputa: a expansão do agronegócio e a resistência dos povos do campo no século XXI. IN: MOLINA, M.C., Martins, M. F. A. Licenciatura em Educação do Campo: reflexões para formação de educadores. Belo Horizonte, Autêntica, 2018. Coleção " Caminhos da Educação do Campo", vol. 9. (prelo)

ARROYO, M. G. Pedagogias em movimento – o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? Currículo sem Fronteiras, v.3, n.1, pp. 28-49, Jan/Jun 2003

ARROYO, Miguel. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Senado Federal, 1988.

BRASIL. Decreto n. 7.352, de 04 de dezembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 17/03/2015.

BRASIL. INEP. Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira – Censo Escolar 2017 (sinopse). Brasília: Inep/MEC, 2017.

BRASIL. Lei n. 12.960, de 27 de março de 2014. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para fazer constar a exigência de manifestação de órgão normativo do sistema de ensino para o fechamento de escolas do campo, indígenas e quilombolas. Brasília, 2014.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CALADO, Alder Júlio F. (Re) problematizando as concepções de educação popular. In. COSTA, Marisa V. (Org). Educação Popular Hoje. São Paulo. Loyola, 1998.

CALADO, Alder Júlio F. Movimento Sociais Populares: Qual cidadania? Qual educação? São Paulo: Xamã, 2005.

CALADO, Alder Júlio F. O Democrático e Popular no âmbito dos Movimentos Sociais: implicações ético-políticas Direitos humanos X Capial: Potencializando a intervenção dos movimentos e organizações sociais de Base. João Pessoa - PB. Idéia, 2003.

CALADO, Alder Júlio F. Tecendo Saberes em Busca de uma Sociabilidade Alternativa. In: ______ et ali (Orgs.). Desafios da Produção de Saberes Político-Educativos. João Pessoa: Idéia / Edições FAFICA, 2004.

CALDART, R. S. et ali. Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular; Rio de Janeiro: Escola Politécnica Joaquim Venâncio/Fiocruz, 2012.

CORRÊA, Sérgio Roberto Moraes. Educação popular do campo e desenvolvimento territorial na Amazônia: uma leitura a partir da pedagógica do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB). João Pessoa, 2007, 353 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba.

DAGNINO, Evelina. Os movimentos sociais e a emergência de uma nova cidadania. In: ______ (Org). Os anos 90: política e sociedade no Brasil. São Paulo: Brasliense, 1994.

FÓRUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO. Carta-Manifesto 20 anos da Educação do Campo e do Pronera. Seminário Nacional dos 20 anos da Educação do Campo e do Pronera. Brasília. 12 a 15 de junho de 2018.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 9a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MALHEIRO, Bruno Cezar; MICHELOTTI, Fernando; PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Mais além da conjuntura: por outros horizontes de sentido. In: COMISSÃO PASTORAL DA TERRA. Conflitos no Campo-Brasil CPT, Goiânia, 2018.

MEJÍA, Marco Raúl. A Transformação Social: educação popular e movimentos sociais no fim do século. São Paulo: Cortez, 1996.

MPPA. Promotoria de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais e dos Direitos Humanos de Belém. Ação Civil Pública contra o Estado do Pará, solicitando nulidade e inconstitucionalidade do Sistema Educacional Interativo. 2018a. (digitalizado)

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Convenção n° 169 - sobre Povos Indígenas e Tribais. Genebra. 1989.

PALUDO, Conceição. Da raiz/herança da educação popular à pedagogia do movimento e a educação no e do campo: um olhar para a trajetória da educação no MST. Texto apresentado na ANPED, GT: Educação Popular / n. 06, 2006.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter; MALHEIRO, Bruno Cezar; MICHELOTTI, Fernando. Mais além da Conjuntura, por outros Horizontes de Sentido. Artigo produzido a partir das contribuições de vários grupos sociais reunidos no VI Encontro Terra e Território, em Marabá, no Pará. Novembro de 2018. (digitalizado)

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2005.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia: encruzilhada Civilizatória: tensões territoriais em curso. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do Pensamento Abissal: das Linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula (OrgS.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010a.

SANTOS, Clarice Aparecida dos. O Golpe e a cassação do direito fundamental dos Camponeses à Educação do Campo. Revista OKARA: Geografia em debate, v.12, n.2, p. 322-433, 2018.

SEDUC-PA. Plano de implementação do Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica denominado Sistema Educacional Interativo (SEI). 2018. (digitalizado, arquivo de PDF).
Publicado
30-12-2019
Como Citar
HAGE, S.; CORRÊA, S. R. EDUCAÇÃO POPULAR E EDUCAÇÃO DO CAMPO NA AMAZÔNIA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 7, p. p. 123-142, 30 dez. 2019.