DESENVOLVIMENTO E HEGEMONIA PARA UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA E POPULAR NO CAPITALISMO PERIFÉRICO

Palavras-chave: Política de Desenvolvimento, Hegemonia, Educação Popular, Escola de Periferia Urbana

Resumo

Reflexão sobre os limites e potencialidades da construção de uma educação pública e popular tendo em conta nossa inserção dependente no âmbito dos sistemas político e econômico mundiais. Que tipo de desenvolvimento e inserção na divisão internacional do trabalho favoreceria ou constrangeria a construção de uma educação que, além de pública, fosse também popular? Reflete-se sobre o conceito de hegemonia, crucial para compreender que o desenvolvimento e concomitante inserção de um país no sistema político e econômico mundial é também opção política, escolha necessariamente alicerçada sobre relações de conflito ou aliança entre distintas classes ou grupos sociais. Conclui-se que a construção da educação pública e popular em nosso país, além de determinado tipo de desenvolvimento, requer, concomitantemente, a construção de uma hegemonia, para dar àquele desenvolvimento sustentação política e social.

Biografia do Autor

Everton Werneck de Almeida, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEduc/RJ), Brasil

Mestre em serviço social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEduc/RJ).

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Publicado
30-12-2019
Como Citar
ALMEIDA, E. DESENVOLVIMENTO E HEGEMONIA PARA UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA E POPULAR NO CAPITALISMO PERIFÉRICO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 7, p. p. 191-208, 30 dez. 2019.