O GRUPO LEMANN E O NOVO PAPEL DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Palavras-chave: Hegemonia, Tendências da Política Educacional, Educação Brasileira

Resumo

O artigo analisa a atuação do Grupo Lemann que, por intermédio da Fundação Lemann, vem atuando em diversas frentes da política pública de educação no Brasil. O objetivo da análise é explicar os princípios norteadores, os objetivos e as estratégias que orientam suas intervenções no trabalho educativo das escolas de inúmeras redes públicas de ensino. A análise resulta em indicações de um novo papel assumido pelo empresariado brasileiro, a partir dos anos 2000, na disputa de hegemonia no campo educacional. Tais indicações partem do pressuposto da existência de um acelerado processo de neoliberalização, o qual desencadeou novos mecanismos de dominação burguesa focados no campo da educação e que impactam diretamente o papel do Estado no desenvolvimento das políticas públicas para a educação, com vistas em um novo padrão de sociabilidade. Nesse contexto, o projeto neoliberal de educação se institui como instrumento fundamental na construção do consenso em torno das novas estratégias de dominação burguesa. Com base nessas análises, o texto aponta que as mudanças recentes nas políticas públicas para a educação de países dependentes como o Brasil estão longe de ser explicadas como consequência de uma imposição de organismos internacionais da qual governantes locais seriam vítimas. Trata-se, na realidade, de um projeto de reordenamento da dominação burguesa em um contexto de crise orgânica do capital.

Biografia do Autor

Maria Teresa Cavalcanti de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Atua como professora adjunta do Departamento de Gestão de Sistemas Educacionais da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde exerce o cargo de Vice-Diretora da FEBF. É pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisa do HISTEDBR/FEBF, ao Grupo de Pesquisas Estado, Políticas e Espaço Público (EPEP/EPSJV/FIOCRUZ) e ao Núcleo de Pesquisa sobre Estado e Poder no Brasil (UFF).

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Publicado
28-03-2024
Como Citar
OLIVEIRA, M. T. O GRUPO LEMANN E O NOVO PAPEL DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 4, n. 7, p. p. 159-170, &nbsp;&nbsp;.