TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO COMO SUJEITOS POLÍTICOS

O SINTUFRJ e a construção da cidadania

Palavras-chave: Universidade Federal, Administração das Instituições de Ensino Superior, Técnicos em Educação, Movimento Sindical, Educação Sindical

Resumo

O objetivo é explicar por que o GT-Carreira do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SINTUFRJ) aprovou, em 2016, as propostas de ampliação dos padrões de vencimentos, aumento do percentual de especialização, adequação do reconhecimento de saberes e competências aos princípios do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) e discussão sobre a temática de técnico substituto condicionada ao conhecimento do dimensionamento real de toda a força de trabalho na universidade. Com base na perspectiva crítica de Milton Santos e de Maria da Conceição Tavares, o argumento central aponta que a aprovação das propostas de aprimoramento da carreira pelo GT está relacionada à mobilização sindical para a correção de falhas originais do PCCTAE e de problemas posteriores que conduziram à precarização do trabalho dos TAEs na UFRJ e nas outras universidades federais, oriundos da dinâmica excludente da globalização.

Biografia do Autor

Diego Santos Vieira de Jesus, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Rio), Brasil

Doutor em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua como docente na Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM-Rio), onde integra quadro docente do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC); é Cocoordenador do Laboratório de Cidades Criativas (LCC); é membro do Observatório da Marca Rio. É pesquisador colaborador do Laboratório de História do Esporte e do Lazer (SPORT), ligado ao Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); é membro do Grupo de Pesquisa Assimetrias e Padrões de Desigualdade nas Dinâmicas Interestatais, da Universidade Veiga de Almeida (UVA); é vinculado à Rede de Estudos de Geografia, Gênero e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA). É membro da Association For Creative Industries (AFCI), da International Place Branding Association (IPBA) e da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).

Henrique de Oliveira Santos Vieira de Jesus, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Mestrando do Programa de Pós-Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PPGTDS), sediado no Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES), órgão suplementar do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como Assistente Administrativo na UFRJ, na função de secretário do Departamento de Radiologia, da Faculdade de Medicina, e de assistente do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina (Radiologia) desta Universidade.

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Publicado
25-05-2020
Como Citar
JESUS, D.; JESUS, H. TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO COMO SUJEITOS POLÍTICOS. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. p. 241-256, 25 maio 2020.