ESPECIFICIDADE DA DOCÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)

Palavras-chave: Docência, Educação Profissional, Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Pedagogia da Autonomia

Resumo

O artigo aponta especificidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) e suas implicações para a docência. Este artigo é um excerto de pesquisa sobre a docência na Educação Profissional que toma como referência teórica o potencial emancipatório do trabalho e seu caráter educativo, cuja centralidade é a formação humana para a crítica e a autonomia. Os dados permitem identificar que o IFES possui um modus operandi bastante arraigado: a docência encontra-se sob forte influência dos ditames institucionais e culturais; seus valores, finalidades, objetivos, currículo escolar, entre outras prescrições, são alguns dos elementos que influenciam a prática pedagógica dos professores, adequando-a segundo as proposições institucionais.

Biografia do Autor

Tatiana das Merces, Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEEduc/ES), Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atua como professora de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEEduc/ES).

Marcelo Lima, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com pós-doutorado em historiografia da educação profissional pela mesma universidade. Atua como docente do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (DEPS/CE/UFES), integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES; integra o Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação (NEDDATE/UFF), o Grupo de Pesquisa Projetos Integrados de Pesquisas sobre Trabalho, História, Educação e Saúde (THESE/UFF), o Grupo de Pesquisa Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional e o Grupo de Pesquisa "EM pesquisa".

 

 

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Publicado
25-05-2020
Como Citar
MERCES, T.; LIMA, M. ESPECIFICIDADE DA DOCÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES). RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. p. 221-238, 25 maio 2020.