A FUNCIONALIDADE IDEOLÓGICA DAS CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Palavras-chave: Educação Profissional, Ideologia, Docente, Classe Dominante

Resumo

O presente texto resulta de pesquisa exploratória em instituições de ensino técnico de nível médio que buscou compreender a percepção de docentes (professores e coordenadores de curso) acerca de aspectos da formação profissional e mundo do trabalho para os estudantes. Simultaneamente, também foi realizado levantamento de publicações acadêmicas e jornalísticas no sentido de captar algumas das principais ideias centrais sobre a Educação Profissional, por parte de pesquisadores e organizações vinculadas à classe dominante burguesa. Resgatamos o conceito de ideologia no sentido de discutir sua funcionalidade na formação das percepções a partir das relações sociais vigentes. A análise realizada concluiu que as concepções dos interlocutores a respeito da formação profissional e do mundo do trabalho não estão em sintonia, mas que a ideologia é operada no sentido de tornar crível formulações que ocultam e invertem aspectos da base material.

Biografia do Autor

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como professor de Educação Brasileira no Departamento de Administração Educacional da Faculdade de Educação da UFRJ, onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. É membro do Grupo de Pesquisas Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX), sediado na Faculdade de Educação da UFRJ.

Maria Carolina Pires de Andrade, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ), Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro do Grupo de Pesquisa Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX).

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Publicado
25-05-2020
Como Citar
GAWRYSZEWSKI, B.; ANDRADE, M. C. A FUNCIONALIDADE IDEOLÓGICA DAS CONCEPÇÕES E PERCEPÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. p. 257-277, 25 maio 2020.