LICENCIATURAS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

um estudo com dados de concluintes

Palavras-chave: Rede Federal de Educação Tecnológica, Licenciatura, Educação Superior

Resumo

Resumo: O artigo aborda o crescimento de cursos de formação de professores na Rede Federal Profissional e Tecnológica, no período 2009-2018, especialmente, em licenciaturas nas áreas: Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química, como recomendou a Lei nº 11.892/2008 que criou os Institutos Federais e instituiu a própria rede federal. O texto é resultado de pesquisa que analisou legislação, documentos governamentais e dados estatísticos do Censo da Educação Superior. Discute ainda a formação de professores nesse espaço, já que historicamente as instituições federais profissionais ofertaram cursos técnicos de nível médio. Finalmente, são problematizados dados relacionados aos percentuais de concluintes em licenciaturas dessa rede comparativamente com as demais instituições de educação superior brasileiras.

Biografia do Autor

Maria Flavia Batista Lima, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Mestra e Doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). É Pedagoga na Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do ABC (UFABC). Pesquisa sobre as políticas públicas para a formação de professores e para a expansão do ensino superior brasileiro E-mail:flavialima918@gmail.com

Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como professora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP. Foi professora visitante na University of Bristol, Reino Unido. É coordenadora do Grupo de Estudos em Políticas Públicas e História da Avaliação da Educação Superior (GEPPHAES/USP).

Publicado
25-05-2020
Como Citar
LIMA, M. F.; BARREYRO, G. LICENCIATURAS NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. p. 193-220, 25 maio 2020.