EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Uma aproximação necessária

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica, Formação Tecnológica, Profissionalização, Iniciação Científica, Estudante Egresso

Resumo

Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e tem como objetivo apresentar a análise realizada do perfil profissiográfico dos egressos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio – PIBIC-EM, dos Cursos Técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – IFPR, durante o período 2011-2017. Amparados pelo materialismo histórico e dialético, realizamos um estudo de caso, com aplicação de questionários com abordagens diversas. Concentra o seu foco na importância do trabalho e da pesquisa enquanto princípios educativos. Buscou-se analisar o acesso ao mundo do trabalho ou à verticalização do ensino após a participação no PIBIC-EM, considerando ocupação atual.

Biografia do Autor

Jacir Mario Tedesco Filho, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Atua como Assistente em Administração na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Sandra Terezinha Urbanetz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR), Brasil

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ) e pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal. Atua como Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Paraná (IFPF), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional (ProfEPT) e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Técnica em Nível Médio, exerce a função de Diretora de Ensino Médio e Técnico do Campus Curitiba deste Instituto Federal e Coordena o Grupo de Pesquisa: Trabalho, Educação e Tecnologia Social (TRETS).

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Publicado
28-03-2024
Como Citar
TEDESCO FILHO, J.; URBANETZ, S. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. p. 387-405,   .