RETRATO DA EXPANSÃO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DE 2003 A 2018

Palavras-chave: Curso Superior de Tecnologia, Expansão do Ensino Superior, Avaliação Educacional, Qualidade de Ensino, Educação Profissional Tecnológica

Resumo

O artigo analisa as principais tendências, controvérsias e motivações que explicam a expansão e avaliação dos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs), considerando, por um lado, a flexibilidade apontada pela Lei de Diretrizes e Bases – LDB nº 9.394/96 e, por outro, a política definida para a educação superior brasileira, entre 2003 e 2018. A discussão recorre à literatura que trata do tema e aos dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira sobre a expansão, avaliação, matrículas e concluintes dos CSTs, no período. O texto analisa a inserção desses cursos na Reforma da Educação Profissional e Tecnológica ocorrida no Brasil, na década de 1990, e das políticas formuladas para o setor. Também examina a relação entre o aumento de sua oferta e a qualidade da formação dos estudantes que os procuram, evidenciando as áreas do conhecimento de maior expressão no processo.

Biografia do Autor

José Vieira de Sousa, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (1985), e em Letras Português (1994), pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Educação (1994) e Doutorado em Sociologia (2003) pela Universidade de Brasília. É Professor Associado da Universidade de Brasília. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho Política de Educação Superior da ANPEd, entre 2013 e 2015. É Coordenador desse mesmo GT 11 da ANPEd, no período entre 2015 e 2017. É membro do Conselho Científico do Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa (FORGES). É líder do Grupo de Estudos de Políticas de Avaliação da Educação Superior (GEPAES) no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq. Participou do Consortium Européen d?Ingénierie des Médias pour l?Éducation: territoires academiques connectés (2014), no âmbito da Université de Poitiers (Poitiers/France). Coordenador do Curso de Mestrado Profissional Gestão de Políticas e Sistemas Educacionais da Universidade de Brasília no período entre 2011-2016. É membro do Conselho Editorial do periódico Revista Linhas Críticas (UnB). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Gestão da Educação/Avaliação da Educação Superior, trabalhando principalmente com os seguintes temas: política educacional, educação superior, avaliação institucional, relação público-privada e avaliação de planos, programas e projetos educacionais. Avaliador institucional e de cursos de graduação do Banco BASIS do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP.

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Publicado
25-05-2020
Como Citar
SOUSA, J. RETRATO DA EXPANSÃO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DE 2003 A 2018. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. p. 119-137, 25 maio 2020.