CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO DE HISTÓRIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)

Perspectivas para a formação integral do sujeito

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado, Ensino de História, Politecnia, Contra-hegemonia

Resumo

Em 2004, o Decreto Nº 5.154 extinguiu a separação entre a formação geral e a profissional estabelecida, em 1997, pelo Decreto Nº 2.208. Com isso, foi criada a forma Integrada no Ensino Médio ofertado nas instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com o intuito de articular esferas da educação brasileira que historicamente estiveram isoladas. Nesse artigo, discutimos acerca dos objetivos do Ensino Médio Integrado (EMI) e damos ênfase à importância do ensino de História nos cursos técnicos, considerando-o como um meio para alcançar uma proposta pedagógica contra-hegemônica. A metodologia teve caráter bibliográfico, haja vista que consultamos obras que tratam do EMI, do ensino de História. Ademais, usamos documentos produzidos pelo IFRN, instituição que utilizamos para a investigação. Constatamos nos documentos, o compromisso dessa instituição com a formação integral e politécnica. Cabe investigar se na prática cotidiana esses princípios têm sido observados.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como professor da educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), no Campus de Mossoró, onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional, Polo IFRN/Mossoró) e do Programa de Pós-graduação em Educação (IFRN). É líder do Grupo de Estudos em Ensino e Práticas Educativas (GENPE/IFRN).

Anna Rafaella de Paiva Dantas, Secretaria Municipal de Educação de Mossoró/RN (SEMEd/Mossoró), Brasil

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRJ). Atua como professora na Secretaria Municipal de Educação de Mossoró/RN, onde Integra o Comitê de Planejamento Curricular do Componente História.

Publicado
24-04-2024
Como Citar
SOUZA, F.; DANTAS, A. CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO DE HISTÓRIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. p. 297-311,   .