CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO DE HISTÓRIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)
Perspectivas para a formação integral do sujeito
Resumo
Em 2004, o Decreto Nº 5.154 extinguiu a separação entre a formação geral e a profissional estabelecida, em 1997, pelo Decreto Nº 2.208. Com isso, foi criada a forma Integrada no Ensino Médio ofertado nas instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com o intuito de articular esferas da educação brasileira que historicamente estiveram isoladas. Nesse artigo, discutimos acerca dos objetivos do Ensino Médio Integrado (EMI) e damos ênfase à importância do ensino de História nos cursos técnicos, considerando-o como um meio para alcançar uma proposta pedagógica contra-hegemônica. A metodologia teve caráter bibliográfico, haja vista que consultamos obras que tratam do EMI, do ensino de História. Ademais, usamos documentos produzidos pelo IFRN, instituição que utilizamos para a investigação. Constatamos nos documentos, o compromisso dessa instituição com a formação integral e politécnica. Cabe investigar se na prática cotidiana esses princípios têm sido observados.
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