A FORMAÇÃO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

Um debate necessário

Palavras-chave: Instituição Federal de Ensino Superior, Formação Docente, Política de Saúde

Resumo

A história nos mostra que a formação de técnicos se desenvolveu direcionada para o sustento do modo de produção capitalista. Inserida nesse contexto, a formação docente para a Educação Profissional e Tecnológica não é exceção e a sua limitada oferta pelos IFs representa essa realidade. O presente artigo debate o caso da formação docente e de técnicos em enfermagem como exemplo importante da fragilidade de idealizar e implantar um Sistema Universal e público de saúde, ao mesmo tempo em que se permite que a maior parte dos profissionais, que serão a ‘alma’ desse sistema, seja formada em instituições privadas, por professores que foram formados em escolas privadas. Trata-se de um estudo analítico baseado na triangulação de fontes, onde as políticas públicas para a educação profissional são confrontadas com a interpretação de dados gerados pelo MEC/Inep e pela pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil (FIOCRUZ/COFEN).

Biografia do Autor

Anderson Teixeira Boanafina, Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como analista da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), onde exerce a função de Assessor da Vice Direção de Educação e Pesquisa da Casa de Oswaldo Cruz da FIOCRUZ e de Coordenador da Escola de Governo (COC/FIOCRUZ), para os cursos Lato Sensu e de Qualificação Profissional. É Membro Rede UNIVERSITAS-BR de pesquisa, onde integrada o Eixo 8 - Novos Modos de Regulação e Tendências em Construção na Educação Profissional Tecnológica e na Formação Docente.

Mônica Werner Wermelinger, Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ), Brasil

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atua como pesquisadora da ENSP/FIOCRUZ, onde integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas de Recursos Humanos em Saúde do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.

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Publicado
25-05-2020
Como Citar
BOANAFINA, A.; WERMELINGER, M. A FORMAÇÃO DOCENTE NOS INSTITUTOS FEDERAIS E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. p. 175-192, 25 maio 2020.