ESCOLARIZAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO

Trajetórias indígenas frente aos programas educacionais

Palavras-chave: Trabalho e Educação, Educação Indígena, Programas de Governo

Resumo

o presente estudo traz à luz programas educacionais para comunidades indígenas problematizando seus pressupostos e limites e contrapondo-os às trajetórias individuais e coletivas de etnias que sofreram diferentes impactos da ação tutelar por meio de tentativas de escolarização e profissionalização. Analisa-se de que forma com esses programas, e apesar deles, tem sido possível para essas comunidades e para esses indivíduos construir suas trajetórias singulares e transformadoras. Considerando a relação paradoxal entre cosmologias diferentes que não pode ser resolvida simplesmente por propostas educacionais, a abordagem para tentar entender a complexidade desse processo foi a pesquisa documental e o trabalho com a memória dos indivíduos e coletividades indígenas quanto às suas trajetórias de escolarização e formação para o trabalho.

Biografia do Autor

Sueli Soares dos Santos Batista, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS), Brasil

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua como professora e pesquisadora da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (FATEC/Judiaí) e do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional. É Coordenadora do Núcleo de Estudos em Tecnologia e Sociedade (NETS), é membro do Grupo de Trabalho de História da Infância e da Juventude da Associação Nacional de História (ANPUH-SP).

Emerson Freire, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETPS), Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Filosofia pela Université de Paris 1, Panthéon Sorbonne, França; com Pós-Doutorado em Sociologia pela UNICAMP. Atua como professor na Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (FATEC/Jundiaí) e no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional e coordena o Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (NETS). É pesquisador do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Tecnologia e Mercado (CTeMe), vinculado à UNICAMP. Foi vencedor do Prêmio Rumos Pesquisa do Instituto ItaúCultural em seleção nacional, prêmio este destinado ao fomento de pesquisadores em artemídia.

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Publicado
25-05-2020
Como Citar
BATISTA, S.; FREIRE, E. ESCOLARIZAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. p. 365-385, 25 maio 2020.