O PAPEL DOS SALÁRIOS NA COMPOSIÇÃO DA RENDA E NO CONSUMO DAS FAMÍLIAS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

  • Luciana da Silva Ferreira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil
  • Flaviana Candido Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil
Palavras-chave: Renda, Consumo, Mercado de Trabalho, Região Nordeste do Brasil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a composição da renda e das despesas dos agentes e o comportamento do mercado de trabalho formal na região Nordeste do Brasil, para a década de 2000, mostrando a heterogeneidade na composição da renda, na distribuição das despesas e no comportamento dos salários dos agentes quando analisados de forma regionalizada. Essa análise permite uma melhor percepção da importância da renda oriunda do trabalho, principalmente o salário do indivíduo empregado que compõe a maior parte do rendimento familiar, evidenciando a grande influência exercida pelo mercado de trabalho na composição da renda e na estrutura do consumo dos agentes. Com isso, o presente trabalho busca compreender as características dos rendimentos e das despesas dos agentes que, em grande medida, é um reflexo da estrutura salarial existente no Nordeste em detrimento das demais regiões do país.

Biografia do Autor

Luciana da Silva Ferreira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Professora Adjunta do Departamento de Ciências Econômicas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da UFRRJ.

Flaviana Candido Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Economista pela Universidade Federal do Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestranda em Economia pela Universidade Federal Fluminense.

Referências

COHN, A. Crise Regional e Planejamento. 2ª ed., São Paulo: Perspectiva S.A., 1978.

FURTADO, C. Operação Nordeste. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiros, 1959.

FURTADO, C. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1987.

FURTADO, C. Uma Política de Desenvolvimento Econômico para o Nordeste. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1959.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de Orçamentos Familiares. 2ª ed., Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de Orçamentos Familiares. 3ª ed., Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatística do Cadastro Central de Empresa. Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2004.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Estatística do Cadastro Central de Empresa. Rio de Janeiro: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, 2010.

KALECKI, M. Teoria da Dinâmica Capitalista: ensaios sobre as mudanças cíclicas e a longo prazo da economia capitalista. Série os Economistas. Editora Abril Cultural. São Paulo, 1983.

KEYNES, J. M. Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo, Editora Nova Cultural, 1985.

NETO, L.G. Introdução à Formação Econômica do Nordeste. Recife: Massangana – Fundação Joaquim Nabuco, 1989.

SERRANO, F.L.P. The Sraffian Supermultiplier. PhD Dissertation Submitted to the Faculty of Economics and Politics at the University of Cambridge, England, 1996.
Publicado
30-12-2016
Como Citar
FERREIRA, L.; OLIVEIRA, F. O PAPEL DOS SALÁRIOS NA COMPOSIÇÃO DA RENDA E NO CONSUMO DAS FAMÍLIAS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 1, n. 1, p. p. 131-156, 30 dez. 2016.