APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA"

Palavras-chave: Ensino Superior, Educação Profissional Tecnológica, Política Educacional

Resumo

O texto apresenta o Dossiê “Educação Profissional Tecnológica” organizado pela Drª Célia Regina Otranto, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Na apresentação, a organizadora apresenta a estruturação do dossiê, os autores e as ideias centrais de cada um dos artigos componentes.

Biografia do Autor

Celia Regina Otranto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aposentou-se como professora titular da UFRRJ, onde até hoje integra o quadro docente do Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), do qual foi Coordenadora de 2012 a 2014 e Vice-Coordenadora de 2014 a 2016 e de 2010 a 2012. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da História da Universidade Rural (GEPHUR), é pesquisadora da Rede UNIVERSITAS-BR, ligada ao GT-11 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), do qual é atual Coordenadora.

Referências

BETIM, Priscila Caetano; MANCEBO, Deise. ’Novos Caminhos’ e a formação para o trabalho nos Institutos Federais”. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. V, nº 8, p. 159-174, jan-jun/2020.

BOANAFINA. Anderson T.; WERMELINGER, Mônica. A formação docente nos institutos federais e a educação profissional em saúde: um debate necessário. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. V, nº 8, p. 175-192, jan-jun/2020.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 30 dez. 2008.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc95.htm Acesso em: 20/02/2020.

BRASIL. Portaria nº 1.382, de 31 de outubro de 2017. Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento, recredenciamento e transformação de organização acadêmica nas modalidades presencial e a distância do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, de 01/11/2017 nº 210, Seção 1, p. 14.

BRASIL. Um novo modelo em Educação Profissional e Tecnológica - Concepção e Diretrizes. Brasília: Ministério da Educação. Secretária de Educação Profissional e Tecnológica, 2010. 43 p. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192 , Acesso em 25 de jan. 2020.

LIMA, Maria Flávia Batista; BARREYRO, Gladys Beatriz Licenciaturas na Rede Federal Profissional e Tecnológica: um estudo com dados dos concluintes. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. V, nº 8, p. 193-220, jan-jun/2020.

MERCÊS, Tatiana das; LIMA, Marcelo. Especificidade da docência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. V, nº 8, p. 221-238, jan-jun/2020.

OLIVEIRA, Júlia Milena P; GUIMARÃES, André Rodrigues. Expansão da Educação Superior na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (2008-2018). RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. V, nº 8, p. 71-94, jan-jun/2020.

PAIVA, Liz Denize Carvalho; SOUZA Nádia Maria Pereira de. A avaliação institucional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia a partir dos eixos dos SINAES. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. V, nº 8, p. 51-69, jan-jun/2020.

SANTOS FILHO, João Ribeiro dos; CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e os desafios do financiamento (2013-2018). RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. V, nº 8, p. 33-50, jan-jun/2020.

SILVEIRA, Zuleide S. Concepção burguesa de educação tecnológica, desenvolvimento econômico e desenvolvimento científico-tecnológico. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. V, nº 8, p. 95-117, jan-jun/2020.

SOUSA, José Vieira de. Retrato da Expansão e avaliação dos Cursos Superiores de Tecnologia. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. V, nº 8, p. 119-137, jan-jun/2020.

VEIGA, Celia Cristina P. S.; FIGUEIREDO, Bruno de Oliveira. A proposição do Curso Superior de Tecnologia para formação do trabalhador de novo tipo. RTPS – Rev. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. V, nº 8, p. 139-157, jan-jun/2020.
Publicado
25-05-2020
Como Citar
OTRANTO, C. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ "EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA". RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 8, p. p. 25-31, 25 maio 2020.