TRABALHO E FORMACÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO DESMONTE DA EDUCACÃO PÚBLICA NO BRASIL
Resumo
O artigo analisa as estratégias adotadas no âmbito das políticas para o trabalho e formação docente no contexto da nova configuração da educação pública no mundo capitalista dependente, considerando as recomendações dos Organismos Internacionais e as concepções presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) articuladas às Diretrizes Curriculares para a Formação Nacional de Professores da Educação Básica e à Base Nacional Comum para a Formação Inicial de professores da Educação Básica (DCNFD). A análise empreendida a partir de levantamento bibliográfico e documental, da BNCC e da DCNFD, permite não só relacionar essas políticas aos interesses dos grupos empresariais ligados ao grande capital internacionalizado, mas também revelar o modo como expressam um projeto de educação que desconsidera e desvaloriza o conhecimento científico e desqualifica a educação pública, impactando diretamente o trabalho e a formação docente. Finaciamento: CNPq.
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