BREVÍSSIMA HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS NA CIDADE DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980

Palavras-chave: História da Educação, Movimentos Sociais e Educação, Trabalhadores em Educação, Creche, Educação Infantil

Resumo

O artigo faz parte de um conjunto de pesquisas sobre a história do associativismo e do sindicalismo dos trabalhadores em educação, preocupado em localizar a presença e a importância dos movimentos sociais e populares, políticos e educacionais que se processaram na cidade de São Paulo, ao longo das décadas de 1970 e 1980, influenciando na constituição histórica do Sindicato dos Trabalhadores nas Unidades de Educação Infantil da Rede Direta e Autárquica do Município de São Paulo (SEDIN). A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, trazendo entrevistas realizadas com ativistas sindicais, o exame da literatura acadêmica correlata ao tema estudado e o uso ilustrativo de fontes iconográficas e fílmicas pertinentes ao período histórico educacional analisado. Verificou-se que as lutas sociais por creches protagonizadas na década de 1980 foram precursoras das reivindicações que resultaram em consistente evolução no Sistema Público Municipal de Educação Infantil na cidade de São Paulo.

Biografia do Autor

Maria Crisneilândia Bandeira de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação de São Paulo (SEEduc/SP), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), onde conclui o Doutorado em Educação. Atua como professora da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino de São Paulo.

Carlos Bauer, Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Brasil

Doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-Doutorado em História da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Pesquisador bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atua como professor titular da Diretoria de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), onde também é editor do periódico acadêmico Cadernos de Pós-Graduação.

Publicado
11-12-2020
Como Citar
OLIVEIRA, M. C.; BAUER, C. BREVÍSSIMA HISTÓRIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCACIONAIS NA CIDADE DE SÃO PAULO NAS DÉCADAS DE 1970 E 1980. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 503-524, 11 dez. 2020.