DA UBERIZAÇÃO À YOUTUBERIZAÇÃO:

a precarização do trabalho docente em tempos de pandemia

Palavras-chave: Trabalho Docente, Trabalho Precário, Pandemia de COVID-19

Resumo

Este artigo aponta algumas indicações a respeito do aprofundamento da precarização do trabalho docente em tempos de pandemia da Covid-19. Ao elencar algumas condições contratuais de trabalho sem plenos direitos, sob as quais o “precariado professoral” está inserido, o artigo apresenta o aprofundamento desse processo de precarização no ano de 2020. Aos dados de uma pesquisa de doutorado concluída, adensou-se a análise de fontes documentais e clipping de notícias que tratam da perda de postos de trabalho de docentes, a eliminação de direitos e a adaptação forçada ao ensino remoto. Como resultado, apresenta a aceleração da uberização, tratando-a como uma realidade que tem se inserido nas relações contratuais, e aponta o aprofundamento da precarização por meio da youtuberização advinda das propostas de ensino on-line.

Biografia do Autor

Amanda Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAP/UERJ). É pesquisadora do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ).

Publicado
11-12-2020
Como Citar
SILVA, A. DA UBERIZAÇÃO À YOUTUBERIZAÇÃO:. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 587-610, 11 dez. 2020.