DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA:

resistência em tempos de pandemia da COVID-19

Palavras-chave: Ensino Superior, Trabalho Docente, Docência Universitária, Pandemia de COVID-19

Resumo

Este ensaio discute o comprometimento da docência realizada na universidade pública brasileira, em tempo de COVID-19. O ensino remoto emergencial foi assumido como opção inevitável para continuidade dos processos formativos, entretanto, sua imposição é prova da ostensividade da hegemonia política, cujas ações resultam em uma racionalidade obscurantista, negadora da ciência, da crítica, o que tem permitido constantes ataques às universidades públicas, além de expor o ensino à ação técnico-instrumental. Assume-se a base teórica de Gramsci, como ponto de partida para a análise dos aspectos relacionados à docência universitária: 1) princípios de uma docência emancipadora; 2) problemas relacionados à docência no curso de Pedagogia/FE/UFG durante a realidade da Pandemia da COVID-19; 3) docência no ensino remoto, buscando perspectivas de superação. A centralidade dessa reflexão reforça o fato que assumimos à docência universitária como um dos princípios fundantes da universidade pública, cabendo-lhe ser definidora de formação integral – bildung.

Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como docente de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UFG, onde compõe o quadro docente do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação em Educação.

Mariana do Vale Moura, Universidade Federal de Goiás (UFG), Brasil

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Publicado
11-12-2020
Como Citar
MAGALHÃES, S.; MOURA, M. DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA:. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 637-656, 11 dez. 2020.