DA CRÍTICA À LUTA PELA SUPERAÇÃO DAS PEDAGOGIAS BURGUESAS EM TEMPO DE OFENSIVA DO CAPITAL À EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Classes Sociais e Educação, Educação Burguesa, Crítica da Educação, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Objetiva-se recuperar as críticas de Pistrak e Vigotski às pedagogias burguesas do início do século XX, após a revolução de 1917, demonstrando a convergência com as críticas de Saviani ao ensino tradicional e a Escola Nova, na segunda metade do século XX. Os autores, à sua época explicitaram que tais pedagogias defendiam interesses de classe, sendo conservadoras na essência e advogavam pela elaboração de uma pedagogia socialista, superando os aspectos progressistas das pedagogias burguesas e negando seus aspectos conservadores. Atualmente, com a ofensiva do Capital na educação, a crítica propositiva nos mune na luta por uma escola pública de transição contra as forças conservadoras, opondo resistência e instituindo forças contrárias para a transformação radical desta forma de sociabilidade.

Biografia do Autor

Silvana Calvo Tuleski, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), onde também concluiu estágio de pós-doutorado. Atua como professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá/PR (UEM), onde integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e coordena o Laboratório de Psicologia Histórico Cultural (LAPSIHC). É membro do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas em Educação, Psicologia Histórico-Cultural e Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em educação Infantil. É autora de diversos artigos publicados em revistas científicas na perspectiva teórica da Psicologia Histórico-Cultural.

Lígia Márcia Martins, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Brasil

Doutora Educação Brasileira pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É Livre Docente em Psicologia da Educação pela Faculdade de Ciências da UNESP, Campus de Bauru/SP. Aposentada como Professora Adjunta da UNESP, onde integrou o corpo docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências, Campus de Bauru/SP. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus Araraquara. É vice líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Marxistas em Educação".

Publicado
11-12-2020
Como Citar
TULESKI, S.; MARTINS, L. DA CRÍTICA À LUTA PELA SUPERAÇÃO DAS PEDAGOGIAS BURGUESAS EM TEMPO DE OFENSIVA DO CAPITAL À EDUCAÇÃO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 675-696, 11 dez. 2020.