TRABALHO, EDUCAÇÃO E ESTADO:

rupturas e continuidades do projeto societário cubano

Palavras-chave: Política Educacional - Cuba, Estado, Trabalho e Educação, Socialismo

Resumo

O artigo está dirigido às transformações implementadas em Cuba, a partir de 2011, que abarcam a totalidade do projeto societário e tendem a caminhar em conjunto com os contextos históricos, voltados às esferas educativas e políticas. No escopo da pesquisa, de cunho etnográfico, são abordadas as diretrizes que promovem a reestruturação produtiva pela reorganização do trabalho estatal e pelo estímulo ao emprego em outros setores, com o incremento de práticas, conhecidas como cuentapropismo, e a inclusão dos grupos em desvantagem social, configurados a partir do desmoronamento do campo socialista. As principais evidências deste estudo apontam que a história da Ilha produziu uma cultura de resistências, com características autóctones e claros reflexos no sistema educativo.

Biografia do Autor

Maria do Carmo Luiz Caldas Leite, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Católica de Santos (2006), onde conclui Doutorado em Educação. Atua como professora do Centro de Ciências Exatas da Universidade Católica de Santos, onde integra o quadro docente dos Cursos de Engenharia.

Camilo Onoda Luiz Caldas, Universidade S. Judas Tadeu; Escola Paulista de Direito (EPD), Brasil

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Portugal. Foi professor titular do Curso de Direito das Faculdades Integradas da Fundação Padre Albino e, atualmente, integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Escola Paulista de Direito (EPD) e da Universidade São Judas Tadeu, onde atua como pesquisador. Também atua como professor convidado do curso de MBA da Escola Paulista de Direito e da Escola de Governo, São Paulo/SP.

Publicado
11-12-2020
Como Citar
CALDAS LEITE, M. DO C.; CALDAS, C. TRABALHO, EDUCAÇÃO E ESTADO:. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 697-720, 11 dez. 2020.