TRABALHO, EDUCAÇÃO E ESTADO:
rupturas e continuidades do projeto societário cubano
Resumo
O artigo está dirigido às transformações implementadas em Cuba, a partir de 2011, que abarcam a totalidade do projeto societário e tendem a caminhar em conjunto com os contextos históricos, voltados às esferas educativas e políticas. No escopo da pesquisa, de cunho etnográfico, são abordadas as diretrizes que promovem a reestruturação produtiva pela reorganização do trabalho estatal e pelo estímulo ao emprego em outros setores, com o incremento de práticas, conhecidas como cuentapropismo, e a inclusão dos grupos em desvantagem social, configurados a partir do desmoronamento do campo socialista. As principais evidências deste estudo apontam que a história da Ilha produziu uma cultura de resistências, com características autóctones e claros reflexos no sistema educativo.
Copyright (c) 2020 RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
Ao submeterem originais à RTPS, o(a) autor(a) ou autores manifestam concordância com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RTPS o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).