EDUCAÇÃO E ESCOLA NO MST

Palavras-chave: Movimentos Sociais e Educação, Educação Escolar Básica, Instituições de Ensino, Educação do Campo

Resumo

O artigo trata da educação no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O MST trouxe um elemento novo na luta por reforma agrária, que é a família. Nesta luta, eles se organizam e agem para conquistar uma parcela dos meios de produção e, com ela, a escola. O objeto de análise é a escola que o MST criou na luta por reforma agrária. A pesquisa se deu nos documentos do MST e na literatura da área. O objetivo é mostrar que os sujeitos da luta por reforma agrária também são sujeitos da educação cuja capacidade de organização e mobilização criaram uma base de educação em seu território (acampamento e assentamento). A análise aponta que esta condição se constrói a partir da lutas pela terra e pela educação que implicam formas específicas de organizar a educação pública do campo orientada por um projeto educativo construído coletivamente pelos educadores do MST.

Biografia do Autor

Vanderlei Amboni, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como Professor Adjunto do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí. É membro do Grupo de Pesquisa "Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade" (UEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo (GEPEC/UFSCar).

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Publicado
11-12-2020
Como Citar
AMBONI, V. EDUCAÇÃO E ESCOLA NO MST. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 721-742, 11 dez. 2020.