EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA EJA DE VITÓRIA(ES) EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional Integrada, Pandemia de COVID-19, Trabalho e Educação, Currículo

Resumo

O artigo tem por objetivo aprofundar as contribuições acerca da Educação Profissional integrada à política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Vitória, capital do Espírito Santo. Utilizando da abordagem metodológica de sistematização de experiência, procuramos contextualizar a EJA Profissional no Plano Municipal de Educação, destacando as práticas pedagógicas. Na primeira parte, apresentamos alguns apontamentos sobre o mundo do trabalho na contemporaneidade, dialogando com os sujeitos da EJA, com foco na exploração do trabalho a partir da precarização, historicamente localizados e inseridos na lógica do capitalismo. E, por último, a partir da práxis pedagógica em desenvolvimento no percurso da experiência, apontamos alternativas de ressignificação do currículo da EJA Profissional em contexto pandêmico e pós-pandêmico.

Biografia do Autor

João Batista Pereira Alves, Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEEduc/ES), Brasil

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como Técnico da Gerência de Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo (SEEduc/ES) e como técnico-administrativo na Prefeitura Municipal de Vitória/ES (PMV).

Carlos Fabián Carvalho, Secretaria Municipal de Educação de Vitória (SEMEd/Vitória-ES), Brasil

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Mestre Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como docente da Rede Municipal de Ensino de Vitória – Secretaria Municipal de Educação de Vitória (SEMEd/Vitória-ES), Brasil. É membro do Fórum de EJA do Espírito Santo.

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Publicado
11-12-2020
Como Citar
ALVES, J.; CARVALHO, C. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA EJA DE VITÓRIA(ES) EM TEMPOS DE PANDEMIA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 791-807, 11 dez. 2020.