AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O AJUSTE DO ESTADO AO MODELO NEOLIBERAL DE DESENVOLVIMENTO

Palavras-chave: Políticas Públicas, Desenvolvimento Humano, Trabalho e Educação, Educação Profissional

Resumo

O artigo trata sobre o processo implícito de adequação do Estado ao neoliberalismo no contexto do desenvolvimento das políticas públicas de educação profissional. A questão que se buscou responder foi: até que ponto a educação profissional é capaz de promover uma nova perspectiva de desenvolvimento? À luz das produções de autores contemporâneos, constatou-se a necessidade de se estabelecer uma nova agenda política que articule educação e trabalho, com a ampliação do diálogo social sobre os processos de qualificação e formação dos trabalhadores. A pesquisa bibliográfica empreendida revelou a urgente necessidade de o Estado fomentar políticas de educação profissional que sejam orientadas segundo os novos paradigmas de desenvolvimento e as mudanças que se processam no mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Felipe Lustosa Brígido, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), Brasil

Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde concluiu o Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos. Atua como Analista Legislativo na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Marinina Gruska Benevides, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra, Portugal; atualmente desenvolve estágio de Pós-doutoramento em Antropologia e Sociologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará, onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e do Curso de Ciências Sociais. É Funcionária aposentada do Banco do Brasil S.A., onde exerceu atividades de gestão em recursos humanos e atuou como psicóloga organizacional, orientadora profissional e educadora coorporativa.

Fábio Gentile, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

Doutor em Filosofia e Política pela Universidade "LOrientale" de Nápoles, com Pós-Doutorado em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como professor associado I do Departamento de Ciências Sociais da UFC, onde ocupa o cargo de subchefe de departamento, e compõe o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Política Públicas, do qual também ocupa a função de vice coordenador.

Publicado
11-12-2020
Como Citar
BRÍGIDO, F.; BENEVIDES, M.; GENTILE, F. AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E O AJUSTE DO ESTADO AO MODELO NEOLIBERAL DE DESENVOLVIMENTO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 5, n. 9, p. 745-770, 11 dez. 2020.