A EXTREMA DIREITA E AS IMPLICAÇÕES PARA AS POPULAÇÕES NEGRAS QUILOMBOLAS DO CAMPO

Palavras-chave: Extrema direita, políticas educacionais, quilombolas

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise sobre as implicações da extrema direita no contexto geopolítico com destaque para o Brasil e a Bahia. A metodologia utilizada foi qualitativa exploratória, cujos instrumentos de coleta de dados foram revisão bibliográfica e análise de documentos. Tomamos como público para análise as populações quilombolas oriundas do campo, tendo em vista os desdobramentos que envolvem o racismo estrutural em nossa sociedade, e também, apresentamos dados sobre as políticas educacionais para esse grupo pesquisado. A pesquisa evidenciou que o desvelamento da realidade sobre as ações da extrema direita para a proposição de políticas públicas aos sujeitos quilombolas do campo reforça as desigualdades que afetam as comunidades remanescentes de quilombos no Brasil e na Bahia.

Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), com Pós-doutorado em Movimentos Sociais e Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"  (UNESP). Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas (DCHeL/UESB). É integrante do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGE/UESC). 

Niltânia Brito Oliveira, Centro Universitário Mauricio de Nassau (UNINASSAU), Brasil

Doutoranda em Educação e Investigação Científica pela Fundação Universitária Iberoamericana (FUNIBER); Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Atualmente é professora do Centro Universitário Mauricio de Nassau e da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista/BA.

Queziane Martins da Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Brasil

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Atualmente, é Professora da Rede Municipal de Ensino de Bom Jesus da Lapa/BA; é Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/UESB).

Publicado
30-06-2021
Como Citar
DOS SANTOS, A.; OLIVEIRA, N.; CRUZ, Q. A EXTREMA DIREITA E AS IMPLICAÇÕES PARA AS POPULAÇÕES NEGRAS QUILOMBOLAS DO CAMPO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. p. 359-378, 30 jun. 2021.