TRUMP E BOLSONARO

desinformação e racismo na pandemia de COVID-19

Palavras-chave: Racismo, Autoritarismo, Extrema Direita, Pandemia de Covid-19

Resumo

A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios a todos os países do mundo. Estados Unidos e Brasil concentram 35% das mortes do Covid-19 no mundo, sendo a população negra predominantemente afetada em ambos os países. Neste artigo, analisaremos os discursos dos presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro em relação à pandemia de Covid-19 destacando as ações adotadas pelos dois governos e, sobretudo, os discursos destes presidentes no contexto político de emergência de líderes de extrema direita. O objetivo é sublinhar similaridades e diferenças no discurso governamental no enfrentamento à pandemia no Brasil e nos Estados Unidos e discutir os símbolos políticos da nova direita global com ênfase nos seus impactos sobre a população negra.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Freitas, Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Brasil

Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Atua como docente do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), é membro do Grupo de Pesquisa em Criminologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (GPCRIM/UEFS) e pesquisador do Núcleo de Justiça Racial da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo (FGV/SP).

Dalila Fernandes de Negreiros, Universidade de Brasília (UnB), Brasil

Doutoranda em Estudos Africanos e Diáspora pela Universidade do Wisconsin em Milwaukee, Mestra em Desenvolvimento de Políticas Públicas pela Fiocruz. Atua como técnica em assuntos educacionais na Universidade de Brasília (UnB).

Publicado
30-06-2021
Como Citar
FREITAS, F.; NEGREIROS, D. TRUMP E BOLSONARO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. p. 35-60, 30 jun. 2021.