MÃOS PRA CIMA, PERNAS SEPARADAS E BOLSOS VAZIOS

o poder dos seguranças para revistar trabalhadores

  • Fabrício Silva Lima Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil
Palavras-chave: Segurança Privada, Revista Pessoal, Trabalhadores, Legislação Trabalhista, Abuso de Poder

Resumo

A segurança privada está presente no Brasil, atuando em locais e funções variadas, inclusive em revistas de trabalhadores nos locais de trabalho. O intuito destas revistas é diminuir riscos e perdas dos empregadores. Mas até que ponto o judiciário trabalhista autoriza, ou condena esses procedimentos. Este artigo objetiva analisar os fundamentos legais e os limites do Judiciário para revistas dos seguranças particulares em trabalhadores. Foram analisadas quantitativamente 235 decisões judiciais dos Tribunais Regionais do Trabalho de São Paulo, Campinas e Paraná em 2012, através de estatística descritiva e qualitativamente com Análise de Conteúdo (AC). Os dados revelaram revistas consideradas legais, ou ilegais, a depender de atenção à liberdade, dignidade e outros direitos dos trabalhadores.

 

Biografia do Autor

Fabrício Silva Lima, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Mestre em Ciências Sociais (2019) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, integra o Laboratório de Estudos sobre Governança da Segurança (LEGS) e produz conteúdo educacional na área de direito e sociologia.

Publicado
30-06-2021
Como Citar
LIMA, F. MÃOS PRA CIMA, PERNAS SEPARADAS E BOLSOS VAZIOS. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. p. 415-430, 30 jun. 2021.