COVID-19, EDUCAÇÃO (BÁSICA) E EQUIDADE EM PORTUGAL

Palavras-chave: Pandemia de COVID-19, Confinamento Sanitário, Educação, Ensino a Distância, Desigualdade, Equidade

Resumo

Em Portugal, a pandemia da Covid 19 repercutiu-se em todas as dimensões do social. Em 2020, o país, em sucessivos “estados de emergência”, “fechou”. Em setembro, retomou a sua atividade “normal” até janeiro de 2021, quando a gravidade da situação pós Natal de 2020 levou o Presidente da República a promulgar novo período de emergência. À data em que este artigo está a ser escrito, março de 2021, terminou o último confinamento e desconfina-se faseadamente. Entre janeiro de 2020 e março de 2021, parte dos trabalhadores entrou em lay off; outra parte, ficou em teletrabalho; uma grande parte entrou no desemprego. Milhares de pequenas empresas faliram. A Escola encerrou e abriu portas, conforme o estado do país; a educação fez-se a distância através da TV e de plataformas informáticas.

Biografia do Autor

Belmiro Gil Cabrito, Universidade de Lisboa (UL), Portugal

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa. É professor associado aposentado do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL). Ex-coordenador dos Programas de Mestrado e de Doutorado em Ciências da Educação, área de especialização “Educação de Adultos”, do IEUL. Coordenador do Grupo de Investigação em Educação de Adultos da UIEDEF do IEUL. Presidente da Direção da Associação de Estudos e Publicações em Educação (EDUCA) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Presidente do Conselho Fiscal da AFIRSE Portugal. Investigador Principal/Investigador em projetos de investigação nas áreas da educação de adultos, formação profissional, gestão e financiamento da educação e da formação, e economia da educação.

Referências

BAO, Wei. COVID-19 and Online Teaching in Higher Education: A Case Study of Peking University. Human Behavior and Emerging Technologies, v. 2, n. 2, p. 113–115, 2020.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. La reproduction. Paris: Les Éditions Minuit, 1970.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Les héritiers. Paris: Les Éditions Minuit, 1964.

BOZKURT, Aras; SHARMA, Ramesh. Emergency Remote Teaching in a Time of Global Crisis Due to CoronaVirus Pandemic. Asian Journal of Distance Education, v. 15, n. 1, p. 1-6, 2020.

CAPUCHA, Luís; CABRITO, Belmiro; CARVALHO, Helena; SEBASTIÃO, João; MARTINS, Susana da Cruz; CAPUCHA, Ana Rita; ROLDÃO, Cristina; TAVARES, Inês; MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro. A dimensão das turmas no sistema educativo português. Lisboa: Ministério da Educação, 2017.

COSTA, António Firmino da. Desigualdades Sociais e Pandemia. A Educação e a COVID-19: Desigualdades, experiências e impactos de uma pandemia não anunciada. Disponível em: https://www.observatorio-das-desigualdades.com/2020/11/29/umolharsociologicosobreacovid19emlivro/. Acesso em: 18 dez. 2020.

FLORES, Maria Assunção; GAGO, Marília. Teacher education in times of COVID-19 pandemic in Portugal: national, institutional and pedagogical responses. Journal of Education for Teaching, v. 1, n. 1, p. 1-10, 2020.

FMI. Disponível em: https://pt.countryeconomy.com/paises/grupos/fmi. Acesso em: 22 nov. 2020.

GEMELLI, Catia Eli; CERDEIRA, Luísa. COVID-19: Impactos e Desafios para a Educação Superior Brasileira e Portuguesa. In: GUIMARAES, Ludmila; CARRETEIRO, Teresa; NASCIUTTI, Jacyara (Eds.). Janelas da Pandemia. Editora Instituto DH, Belo Horizonte, p. 115-124, 2020.

HUBER, Stephan; HELM, Christoph. COVID-19 and Schooling: Evaluation, Assessment and Accountability in Times of Crises-Reacting Quickly to Explore Key Issues for Policy, Practice and Research with the School Barometer. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, v. 32, n. 2, p. 237–270, 2020.

INE – INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Boletim Mensal de Estatística. Disponível em: https://www.ine.pt. Acesso em: 19 jan. 2021.

INSTITUTO DE PESQUISA DO CRÉDIT SUISSE. Global Health Report. Disponível em: www.credit-susse.com. Acesso em: 10 out. 2020.

JUDD, Joel; REMBER, Betty Ann; PELLEGRINI, Tony; LUDLOW, Brian; MEISNER, John. This Is Not Teaching’: The Effects of COVID-19 on Teachers. Disponível em: https://www.socialpublishersfoundation.org/knowledge_base/this-is-not-teaching-the-effects-of-covid-19-on-teachers/. Acesso em: 10 out. 2020.

MILANOVIC, Branko. Global Inequality. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2016.

MOORHOUSE, Benjamin. Adaptations to a Face-to-face Initial Teacher Education Course ‘Forced’ Online Due to the COVID-19 Pandemic. Journal of Education for Teaching, p. 1–3, 2020.

MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro; CABRITO, Belmiro Gil; CAPUCHA, Luís. Net costs of class-size reduction: the portuguese case. Cadernos de Pesquisa, v. 49, n. 172, p. 164-181, 2019.

NAÇÕES UNIDAS. Policy Brief: Education during COVID-19 and beyond. New York: UN Publications, 2020.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Nothing is new, but everything has changed: A viewpoint on the future school, Prospects, n. 2020, p. 1-7, 2020.

OCDE. A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. Paris: OECD Publishing, 2020.

ONU. CENTRO REGIONAL DE INFORMAÇÃO PARA A EUROPA OCEDENTAL. pOBREZA. S./L. [2021]. Disponível em: https://unric.org/pt/eliminar-a-pobreza/ , acesso em 03/06/2021

ONU. Estudo da ONU revela que mundo tem abismo digital de gênero. Onu News, 6 novembro 2019, Desenvolvimento econômico. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2019/11/1693711 , acesso em 03/06/2021.

OXFAM INTERNATIONAL. Disponível em: https://www.oxfam.org/en. Acesso em: 16 mar. 2020.

PIKETTY, Thomas. Capital in the Rwenty-First Century. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 2014.

PORDATA. Estatísticas de Portugal. Disponível em: https://www.pordata.pt/Portugal. Acesso em: 17 mar. 2020.

ZHANG, Wunong; WANG, Yuxin; YANG, Lili; WANG, Chuanyi. Suspending Classes without Stopping Learning: China’s Education Emergency Management Policy in the COVID-10 Outbreak. Journal of Risk and Financial Management, v. 13, n. 3, p. 1–6, 2020.

Publicado
30-06-2021
Como Citar
CABRITO, B. COVID-19, EDUCAÇÃO (BÁSICA) E EQUIDADE EM PORTUGAL. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. p. 125-138, 30 jun. 2021.