O PROCESSO ONTOLÓGICO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO HUMANA

Palavras-chave: Natureza Humana, Trabalho, Trabalho e Educação, Formação Humana

Resumo

Neste ensaio temos por objeto de análise o homem em seu processo de formação humana com base no trabalho e educação. Partimos da premissa materialista da existência do humano a partir do trabalho, cujo processo constitutivo traz a educação no mesmo elo do devir do homem. Nosso objetivo é analisar o processo de formação humana no processo ontológico do trabalho na interação com a natureza, transformando-a para si, adaptando-se às condições dadas e encontradas no mundo natural transformado em mundo humano, com a matriz teórica do pensamento dialético. O ato de comer, beber, vestir-se, abrigar-se e amar tornados humanos pelo trabalho firmam-se no devir da natureza humana que se materializa em determinada formação humana-social no tempo histórico-humano datado, no qual o homem adquire consciência da própria existência.  

Biografia do Autor

Vanderlei Amboni, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professor Adjunto do Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí. É membro do Grupo de Pesquisa "Transformações Sociais e Educação na Antiguidade e Medievalidade" (UEM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo (GEPEC/UFSCar).

Publicado
30-06-2021
Como Citar
AMBONI, V. O PROCESSO ONTOLÓGICO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO HUMANA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. p. 433-452, 30 jun. 2021.