CADÊ A ESCOLA QUE ESTAVA AQUI?

Palavras-chave: Pandemia, Ensino Remoto, Capital Cultural

Resumo

A suspensão das aulas presenciais, em março de 2020, como medida de saúde pública, alterou significativamente a vida escolar. Aulas expositivas presenciais, se converteram em virtuais, impondo à sociedade que repensasse a respeito do uso de tecnologias, da importância dos estudos, a forma de estudar, e o papel do professor. Neste texto, discutimos os efeitos sociais do ensino remoto e alguns legados deixados pela pandemia, questionando se a escola será a mesma depois que tudo passar. Constatamos que o ensino virtual deu mais visibilidade às desigualdades sociais, demonstrando a influência da origem social do estudante para o êxito nos estudos. Defendemos a valorização da escola enquanto espaço de aquisição do capital cultural tomando por base os estudos de Bourdieu.

 

Palavras-Chave: Pandemia, Ensino remoto, Legado, Capital cultural.

Biografia do Autor

Olívia Chaves de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como economista doméstica na UFRRJ, onde exerce a função de Diretora da Divisão de Gestão de Suprimentos da Assistência Estudantil (PROAES/UFRRJ). É membro associada da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Rede Universitas/BR. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa da História da Universidade Rural (GEPHUR/UFRRJ) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Política de Educação Superior.

Celia Regina Otranto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Aposentada como Professora Titular da UFRRJ,  foi Coordenadora (2012-2014) e Vice-Coordenadora (2014-2016 e 2010-2012) do Programa de Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas da História da Universidade Rural (GEPHUR/UFRRJ), atua como pesquisadora da Rede UNIVERSITAS/BR, ligada ao GT-11 “Política da Educação Superior” da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Assumiu, em 2015, a Vice-Coordenação do GT-11/ANPEd e, em 2017, assumiu a Coordenação, e foi reconduzida em 2019. Foi Presidente do Conselho de Ética da UFRRJ (2011-2015. Foi Editora Associada da EDUR (Editora da UFRRJ).

Publicado
30-06-2021
Como Citar
OLIVEIRA, O.; OTRANTO, C. CADÊ A ESCOLA QUE ESTAVA AQUI?. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. p. 239-258, 30 jun. 2021.