TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES EM TEMPOS DE CRISE HUMANITÁRIA
O que ressignificar?
Resumo
O ensaio debate o trabalho docente no processo de construção das identidades sociais na Educação Básica do campo diante do cenário da Pandemia de COVID-19 que revelou o aprofundamento das dualidades educacionais, comprometendo o acesso e a permanência das classes populares nos sistemas escolares. Nesta perspectiva, o ensaio aborda a docência na educação do campo em suas especificidades potencializadas na história social e territorialidades rurais, onde se processam as lutas sociais que conformam subjetividades e objetivações tensionadas pelo cotidiano da luta pela vida, em tempos de crise sanitária. É um debate que provoca reflexão sobre a possibilidade de novas interações intersubjetivas que remetem a ressignificações, em função de diferentes funções demandadas para o trabalho do(a) educador(a) do campo em tempos de pandemia. Neste contexto, o(a) docente da Educação do Campo assume precariamente novas frentes de trabalho, embora mantenha perspectivas solidárias para ressignificações do projeto educativo das escolas em território rural, campesino, carente de políticas de saúde, Educação Básica e condições dignas de trabalho mediado por tecnologias digitais, sem perder de vista a agroecologia como fundamento da base técnica da agricultura familiar.
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