TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES EM TEMPOS DE CRISE HUMANITÁRIA

O que ressignificar?

Palavras-chave: Trabalho Docente, Formação Docente, Docência, Trabalho Agrícola, Educação Agrícola

Resumo

O ensaio debate o trabalho docente no processo de construção das identidades sociais na Educação Básica do campo diante do cenário da Pandemia de COVID-19  que revelou o aprofundamento das dualidades educacionais, comprometendo o acesso e a permanência das classes populares nos sistemas escolares. Nesta perspectiva, o ensaio aborda a docência na educação do campo em suas especificidades potencializadas na história social e territorialidades rurais, onde se processam as lutas sociais que conformam subjetividades e objetivações tensionadas pelo cotidiano da luta pela vida, em tempos de crise sanitária. É um debate que provoca reflexão sobre a possibilidade de novas interações intersubjetivas que remetem a ressignificações, em função de diferentes funções demandadas para o trabalho do(a) educador(a) do campo em tempos de pandemia. Neste contexto, o(a) docente da Educação do Campo assume precariamente novas frentes de trabalho, embora mantenha perspectivas solidárias para ressignificações do projeto educativo das escolas em território rural, campesino, carente de políticas de saúde, Educação Básica e condições dignas de trabalho mediado por tecnologias digitais, sem perder de vista a agroecologia como fundamento da base técnica da agricultura familiar.

Biografia do Autor

Lia Maria Teixeira de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Brasil

Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como Professora Associada do Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade, do Instituto de Educação da UFRRJ, integra o quadro de docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA), é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS), além de responder pela Assessoria de Uso Social da Terra na Reitoria da UFRRJ.

Publicado
30-06-2021
Como Citar
OLIVEIRA, L. TRABALHO E IDENTIDADES DOCENTES EM TEMPOS DE CRISE HUMANITÁRIA. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. p. 175-192, 30 jun. 2021.