A PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

o presente contra o futuro?

Palavras-chave: Ensino Remoto, Trabalho Docente, Pandemia de COVID-19

Resumo

O senso de urgência que tomou o campo educacional durante a pandemia se traduziu no imperativo do ‘ensino remoto’ (emergencial), provocando mudanças importantes no trabalho docente e nas expectativas de futuro para a educação. Pretende-se discutir o contexto em que isso ocorre, problematizando o seu sentido presente – medidas apresentadas como emergenciais, mas que aprofundam tendências já existentes na educação brasileira – e seus impactos futuros – aquilo que tende a permanecer após esse período. Para tanto, serão analisadas: a dimensão ideológica que reveste as propostas de uso mais intensivo de tecnologias na educação; a mudança de sentido no trabalho docente; as expectativas sociais mais amplas sobre a educação e a formação das gerações futuras.

Biografia do Autor

Lalo Watanabe Minto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor do Departamento de Filosofia e História da Educação da Faculdade de Educação da UNICAMP, onde integra o quadro docente do Programa de Pós-graduação em Educação, do qual é coordenador da Linha de Pesquisa “Trabalho e Educação”. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social (GEPECS/UNICAMP), autor do livro “A educação da miséria: particularidade capitalista e educação superior no Brasil”, publicado em 2014 pela Editora Outras Expressões, e do livro “As Reformas do Ensino Superior no Brasil: o público e o privado em questão”, publicado em 2006, pela Editora Autores Associados

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Publicado
30-06-2021
Como Citar
MINTO, L. A PANDEMIA NA EDUCAÇÃO. RTPS - Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. p. 139-154, 30 jun. 2021.